VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE REÚNE MAIS DE 250 PESSOAS

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”


Durante todo o dia de ontem, 8, aconteceu a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, no Salão da Comunidade Evangélica.
As mais de 250 pessoas que participaram da conferência analisaram a situação de saúde, as prioridades locais de saúde, aprofundaram o debate sobre as reformas necessárias e formularam propostas para a saúde no âmbito do Município, Estado e União.
Durante a manhã, aconteceu a abertura do evento, com a participação do presidente da prefeito municipal, Olívio José Casali; do coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jorge Leandro Krechowieck; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gerson Rodrigues; da secretária Municipal de Saúde, Jacira Taborda; e da enfermeira coordenadora da VII Conferencia de Saúde, Sandra Dummel.
O coordenador da 14ª CRS, Jorge Leandro Krechowieck, iniciou sua fala ressaltando que conversar, discutir e debater sobre a saúde é sempre importante, pois a cada ano a saúde evolui e melhora, agregando valor humano e um atendimento mais humanizado aos munícipes que necessitam utilizar as instalações disponibilizadas pela saúde.
A secretária Jacira, agradeceu a colaboração de todos os presentes na realização do evento, comentou sobre a importância de cada ano ter uma Conferência Municipal de Saúde e sobre a evolução da saúde e dos debates realizados a cada edição da conferência.
O prefeito Casali, comentou sobre a eficiência dos servidores municipais da saúde, que estão realizando um exímio trabalho com a população. “Graças a união e ao bom trabalho de todos a Administração Municipal está podendo melhor vida dos munícipes na questão de saúde e social”, ressaltou.
Durante a manhã ocorreu uma palestra com Karina Kucharski, servidora de carreira da 14ª CRS, que falou sobre o dever do SUS e suas competências, o papel do cidadão no cuidado com a saúde pessoal e a participação dos usuários na saúde.
À tarde aconteceram os painéis temáticos com oito eixos principais: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; reformas democráticas e populares do estado. Dentro destes temas foram discutidos os avanços ocorridos no passar dos anos e os desafios para o futuro, e foram criadas propostas para alcançar as metas.
Na conferência também foram escolhidos oito delegados, para a Conferência Estadual de Saúde, sendo quatro usuários, dois servidores de saúde e dois de gestão e ou prestação de serviço. Os escolhidos foram: João Pedro dos Santos, Nadir Gabe, Airton Rhenn, Anesia Trevisan, Glaci Gauger, Cesar Almeida, Marli Grando e Gelson Luis Schneider.
A conferência foi realizada em parceria pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.