INICIA O ATENDIMENTO NOTURNO NA UNIDADE CENTRAL  

Programa Saúde na Hora vai atender a comunidade das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira


No final da tarde de ontem, 4 de maio, foram iniciadas as atividades do Programa Saúde na Hora, que vai disponibilizar atendimento médico e de enfermagem na Unidade Central, das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Em uso da palavra, a secretária de Saúde, Jacira Taborda, destacou que o atendimento será realizado por um médico clínico geral, técnicos em enfermagem e enfermeira, de segunda a sexta-feira, sendo que de segunda a quarta-feira, será disponibilizado também o atendimento de uma médica pediatra.

A presidente do Conselho Municipal da Saúde, Marilei Dockhorn, salientou que o Saúde na Hora não deve ser confundido com o serviço de Urgência e Emergência, pois o mesmo não visa atender casos críticos, mas sim, dar prosseguimento aos atendimentos realizados nas unidades de Estratégia de Saúde da Família.

O vereador Delmar Mébius, representando o Legislativo, enfatizou que quem ganha com este Programa é a comunidade, que poderá se consultar após o horário de expediente.

O prefeito municipal, Marcos Corso, ressaltou que o turno estendido deveria ter sido implementado em 2021, porém, com a pandemia, a execução do Programa foi impossibilitada, pois o município teve de realizar a implantação da Unidade Sentinela, para auxiliar a Secretaria de Saúde no combate à Covid-19.

Na sequência, ocorreu o descerramento da placa da Unidade Central, inaugurando oficialmente o Programa Saúde na HORA. Na oportunidade, também foi realizada a entrega oficial de um automóvel para a Vigilância Sanitária, adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal, Pedro Westphalen, que vai auxiliar os agentes de Combate às Endemias em suas ações de vigilância em saúde, como vacinas, fiscalizações e visitas.