PRÁTICAS DE YOGA E AURICULOTERAPIA SÃO OFERECIDAS PARA USUÁRIOS DO SUS

Atividades ocorrem na ESF Viva Mais e na ESF Viva Família


A Secretaria de Saúde está implementando em Três de Maio as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com práticas de yoga e auriculoterapia.
No momento, as PICS ocorrem na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Mais, que se localiza no bairro São Pedro, e na ESF Viva Família, que se localiza no bairro Oriental.
As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado dos pacientes.
As PICS são ministradas pela enfermeira Sandra Dummel, nas terças e quartas-feiras, sendo que a prática do yoga é realizada em grupo e a de auriculoterapia é realizada individualmente.
O yoga é recomendado para reduzir o estresse, equilibrar o sono, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a capacidade de concentração, trabalhando o corpo e a mente para trazer mais qualidade de vida e longevidade.
Já a prática de auriculoterapia é recomendada para promover a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha.