TRÊS DE MAIO AGUARDA CONFIRMAÇÃO DO LACEN SOBRE CASOS DE DENGUE

Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti


Nesta semana, a Secretaria de Saúde enviou os materiais de exames de sete munícipes com suspeita de dengue para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Destes, três pacientes haviam realizado teste particular, com resultado positivo, porém, o município só pode validar os casos confirmados após resultado positivo do Lacen/RS, conforme orientações da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Mediante a situação, a Vigilância Epidemiológica do município tomou as medidas de contenção necessárias e aplicou inseticida nas proximidades dos locais onde os munícipes de casos suspeitos residem.
A secretária de Saúde, Jacira Taborda, destaca que os agentes de Combate a Endemias estão intensificando o trabalho de fiscalização no município, recolhendo pneus e monitorando os pontos mais críticos, no entanto, o apoio da comunidade é fundamental para auxiliar no combate ao mosquito, que além da dengue, transmite febre chikungunya e zika vírus.
Jacira salienta que para evitar uma possível epidemia de dengue em Três de Maio, cada munícipe deve cumprir seu papel de cidadão e manter seu pátio limpo, evitando o acúmulo de água em recipientes que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti.