SECRETARIA DE SAÚDE CRIA AÇÃO PARA O DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA AIDS

No sábado, dia 6, na Unidade Central haverá testes rápidos para HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis


Dia 01 de dezembro, é o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS. A data tem o objetivo de enfocar a vulnerabilidade da doença, as formas de contágio e a oportunidade de fazer diagnóstico precoce da doença, pois quanto mais cedo a doença for detectada, maior a possibilidade de estabilizar a doença, garantindo qualidade de vida.
No município, foram contabilizadas 26 pessoas com AIDS, destas 13 são do sexo feminino e 13 do sexo masculino, sendo que 17 fazem uso de medicação e ainda há duas crianças em acompanhamento. Estes pacientes fazem exames rotineiramente de seis em seis meses de carga viral e CD4, que servem de subsídio para tratar ou modificar o tratamento já imposto.
Conforme a secretária de Saúde, Jacira Taborda, em alusão à data, no sábado, dia 06, estarão sendo realizados testes rápidos para HIV (AIDS), hepatite B, hepatite C e sífilis. A atividade irá ocorrer na Unidade Central de Saúde, das 8h até 11h30min.
A enfermeira de vigilância epidemiológica, Mirian Rascovetzki, ressalta que o número de pessoas soropositivas está aumentando ano após ano, com maior prevalência na faixa etária de 30 a 50 anos, e, com dois casos acima de 60 anos. “É importante que as pessoas utilizem preservativos durante as relações sexuais, para que não haja risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”, salienta.