CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL MUNDO MELHOR REALIZA EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos foram expostos na área externa da Prefeitura Municipal


Na manhã de hoje, 27, na área externa da Prefeitura Municipal, o prefeito municipal, Olívio José Casali e a secretária de Saúde, Jacira Taborda, participaram da abertura da exposição dos trabalhos de arteterapia realizados pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mundo Melhor.
Segunda a psicóloga atuante no CAPS, Katia Goelzer, arteterapia é um processo psicoterapêutico que abrange atividades expressivas como a música, a modelagem, pintura, costura e bordado, buscando o conhecimento de diversas áreas e fazendo que com estes processos o paciente obtenha autoconhecimento, transformação e aceitação.
O prefeito Casali agradeceu a todos do CAPS pelo excelente trabalho e pela exímia dedicação aos pacientes, ressaltando a criatividade dos mesmos para fazer com que os pacientes sintam-se melhores.
O coordenador do CAPS, Sixto Bombardelli, também participou da abertura e na oportunidade agradeceu a toda equipe e pacientes do CAPS pelo trabalho realizado ao longo dos encontros dos grupos.
As estagiárias do curso de Psicologia, Eloisa Griebler e Alexandra Machado Alf, acompanharam paciente no CAPS por um ano e meio e, na tarde de ontem, 26, houve a finalização de seus trabalhos de estágio com o grupo Varal de Sentimentos, que está ativo há seis meses. “Nossa grande gratificação é perceber o crescimento interno das pacientes que atendemos, através do trabalho terapêutico que realizamos”, comentam.
As mesmas ressaltaram a grande evolução que as 11 pacientes do grupo obtiveram desde o início das atividades, pois as usuárias eram fechadas e não conseguiam se expressar, mas ao longo dos 15 encontros, começaram a desenvolver um laço de amizade, através do compartilhamento de vivências e sentimentos. 
A participante Adelaide Haamann comentou que frequenta o CAPS há mais de um ano e agradeceu as estagiárias pelo belo trabalho desenvolvido e ao Executivo por ter criado o CAPS. “O CAPS é muito bom para as pessoas, pois é um local acolhedor, que nos ajuda, com o apoio do CAPS a gente muda de vida, aprendemos mais sobre nós mesmos e fazemos novas amizades”, ressalta.
Atualmente o CAPS Mundo Melhor tem mais de 400 pacientes vinculados a diversos grupos, que frequentam o Centro nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.