GOVERNO ANUNCIA AJUSTES NOS PROTOCOLOS DA BANDEIRA PRETA

Alterações atenderam demandas de setores e entidades


Na noite desta sexta-feira (26), o governo do Estado publicou o Decreto Nº 55.771, que estabelece alguns ajustes nas medidas sanitárias da bandeira preta. O Executivo gaúcho atendeu as demandas de setores e entidades e liberou, em parte, atividades como a construção civil e os serviços domésticos (com limitação de trabalhadores), cultos e missas (com público restrito), e o comércio não essencial (que poderá funcionar com tele-entrega, ficando proibido o atendimento na porta, conhecido como pague e leve).
Todas as 21 regiões covid do RS terão de obedecer aos protocolos determinados pelo Estado, que valem até o dia 7 de março. Acompanhe as principais mudanças:
Comércio não essencial varejista e atacadista
A partir do decreto estadual, o comércio não essencial permite tele-entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O atendimento na porta fica proibido.
Construção civil:
No novo decreto, obras de construção de edifícios, infraestrutura e serviços de construção podem operar com 75% dos trabalhadores. O mesmo vale para reformas particulares em apartamentos ou casas. Serviços de manutenção e reparo, como o conserto de elevadores, por exemplo, também estão permitidos.
Lojas de materiais de construção são consideradas serviço essencial e podem funcionar até as 20h, com atendimento presencial ou tele-entrega, pague e leve e drive-thru.
Serviços domésticos
A partir de agora, os prestadores desses tipos de serviço doméstico poderão atuar, desde que respeitado o limite de até 50% de trabalhadores, além do uso obrigatório da máscara pelos empregado(s) e empregador(es) durante a prestação do serviço, para proteção de ambos, além da necessária circulação de ar cruzada (janelas abertas).
Missas e cultos
Templos religiosos vão poder funcionar com limite de até 10% do teto de ocupação ou máximo de 30 pessoas.
Acesse o Decreto 55.771 e acompanhe todos os protocolos que devem ser seguidos na bandeira preta!