Conscientização: é hora da população fazer a sua parte pela saúde do município

Secretaria de Saúde solicita o engajamento da população na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.


A Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio através de ações nos bairros da cidade, tem agido no combate do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya, zika vírus e a febre amarela.

Estão sendo realizadas pelos agentes de combate às endemias mutirões de limpeza, orientação a população e pulverização em pontos específicos da cidade. As ações já foram realizadas no Bairro Medianeira e no Bairro Jardim das Acácias e seguem cronograma de atividades no combate a proliferação dos focos.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Rudiane Redel, “atualmente estamos com 4 casos confirmados de dengue em nosso município, considerando que destes 3 são autóctones, ou seja, que foram contraídos na própria região”.

A coordenadora ainda ressalta que para cada caso suspeito de dengue é necessário que os agentes de endemias realizem um bloqueio, com visitas e aplicação de larvicidas em todas proximidades da residência e do local de trabalho do paciente notificado. Essa ação é realizada com o objetivo de extinguir o maior número possível de focos de larvas, e eliminar uma grande quantidade de mosquitos vetores.

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes Aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas não são imediatos, pois o vírus tem um tempo de incubação que dura entre 5 a 15 dias. Passado esse tempo, começam a surgir os primeiros sintomas, que podem incluir dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo.

Para se proteger da dengue, é importante apostar na prevenção, eliminando todas as fontes de água parada:

- Virar garrafas com a boca para baixo;

- Colocar terra nos pratos das plantas;

- Guardar pneus abrigados da chuva, pois são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de mosquitos;

- Cobrir sempre a caixa d'água;

- Manter o quintal sem poça de água parada;

- Cobrir as piscinas.

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cíntia Klatt / Coordenadoria de Comunicação Social  Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-1964 / (55) 9.9917-7346