Prefeitura adquire aparelho de eletrocardiograma para rede pública

Pacientes da ESF não precisarão mais ir até Santa Rosa para realização de exame


Na última sexta-feira (10), foi realizado ato de inauguração do equipamento de eletrocardiograma adquirido pelo Município, com a presença do prefeito, Altair Copatti. A chegada do aparelho dará mais agilidade e qualidade ao atendimento dos pacientes da rede pública municipal de Saúde, pois não será preciso ir a Santa Rosa fazer o exame.

“Sempre enfatizamos que Saúde é uma de nossas prioridades porque significa qualidade de vida para nossa comunidade. Termos um aparelho desses à disposição dos pacientes na nossa rede municipal, pelo SUS, é uma conquista importante e estamos muito felizes em podermos oferecer essa melhoria”, ressaltou Copatti.

DEMANDA

A demanda por eletrocardiogramas é grande e diária em Três de Maio. Antes da chegada do equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizava cerca de 320 exames a serem feitos, uma fila com pacientes que aguardavam desde 2015. De acordo com a secretária, Gislaine Mella, a perspectiva é de que, aos poucos, a situação seja melhorada e os pacientes não esperem mais do que 30 dias.

“Nos primeiros meses, ainda estaremos atendendo a essa demanda represada, de pessoas que aguardam há mais tempo. Depois desse período inicial, nossa meta é que o exame seja realizado em, no máximo, 30 dias após a requisição. Termos o nosso próprio aparelho significa economia de tempo e de recursos, redução de riscos para o paciente e qualidade nos atendimentos prestados”, reforçou Gislaine.

AGILIDADE NO FLUXO

Antes da aquisição do eletrocardiograma, os pacientes da Estratégia de Saúde da Família (EFSs/SUS) precisavam ser atendidos a partir Consórcio Público Fronteira Noroeste, em Santa Rosa. Nessa situação, o prazo poderia ser de até seis meses para que o exame fosse realizado.  

Agora, o caminho a ser seguido para realização de um eletrocardiograma diminuiu e está mais ágil: o(a) médico(a) da Unidade de Saúde prescreverá o exame, o paciente irá até a Unidade Central e fará o agendamento. Na data marcada, bastará ir até a Unidade Central para realização do eletrocardiograma. Os dados coletados são enviados para equipe especializada, em Ijuí, que emite o resultado. Em casos graves – com indicação do(a) médico(a) – será possível fazer o exame no mesmo dia, obtendo-se o resultado de forma imediata.

DIAGNÓSTICOS

Só na primeira semana de funcionamento, foram realizados 50 exames o que atesta a necessidade de aquisição do equipamento. O eletrocardiograma auxilia os(as) médicos(as) em diagnósticos quando pacientes apresentam dores no peito, falta de ar, histórico de hipertensão ou doença cardíaca, dentre outras inúmeras situações. O eletrocardiograma também faz parte do rol de exames pré-operatórios.

Texto: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação Social
Fotos: Cíntia Klatt/Coordenadoria de Comunicação Social
Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-3239 / (55) 9.9917-7346