Secretaria Municipal de Saúde e CVV dialogam sobre Suicídio

Evento ocorreu na última sexta-feira, e contou com a participação dos profissionais da Saúde Pública de Três de Maio


A Prefeitura de Três de Maio, através da Secretaria Municipal de Saúde, e com parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), realizou na tarde da última sexta-feira, dia 29, uma roda de Conversa sobre o assunto “Suicídio”, para os profissionais de Saúde de Três de Maio, o evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde participaram da roda de conversa, na qual o CVV e o CAPS foram os intermediadores falando sobre os aspectos da luta em favor da vida e na quebra de Tabus com prevenção do suicídio a partir de informações globais e locais de casos de suicídio, bem como o preparo para o acolhimento dos profissionais em casos de socorro à pessoas que tentam o suicídio, ou que procuram ajuda.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Durante o encontro foi abordado os fatores que podem levar ao suicídio e o como deve ser o atendimento à estas pessoas.

Segundo a Secretária de Saúde, Gislaine Mella, o projeto de uma Roda de Conversa voltada para os profissionais da Saúde, prioritariamente aquelas(es) que trabalham na Saúde Pública, visa o diálogo e a troca de experiência entre os profissionais. “Queremos dialogar e trocar experiências sobre os modos de acolhimento e dispositivos de intervenção na devida atenção ao Suicídio”.

O assunto suicídio já está sendo trabalhado em Três de Maio pela Secretaria de Saúde e CVV, em alusão ao Setembro Amarelo, mas desde o início deste ano, os órgãos, iniciaram um ciclo de palestras sobre “Valorização da Vida”, que está percorrendo as localidades do interior do município.

Texto e fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324