CAPS REALIZA CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA

Evento contou com benção, homenagem e apresentações artísticas


Na semana passada, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mundo Melhor promoveu uma confraternização de Páscoa, que contou com a presença de mais de 80 usuários de seus diversos grupos terapêuticos.

Na oportunidade, foi realizada uma benção, reflexão sobre a importância da fé e apresentações artísticas de pacientes. A atividade também contou com uma apresentação voluntária do cantor Luiz Moreira.

Conforme o coordenador técnico do CAPS, o médico Sixto Bombardelli, no Centro existem momentos individuais e momentos coletivos. "Dos nossos 300 pacientes vinculados, muitos não saem de casa. Além dos rotineiros grupos, eventos como o de hoje são muito importantes para a reintegração social, para o aumento da autoestima e para aproximação da família, pois quando as dores da alma são ditas, são menos doídas", destaca.

Sixto ainda enfatizou que a celebração contou com a presença de um paciente que estava há 27 anos internado em Porto Alegre, e que só pode retornar ao município (Programa Volta pra Casa) devido à instalação do CAPS, e de outro que estava há cinco anos sem sair de casa. "Os resultados que estamos obtendo com o CAPS são sensíveis e o avanço dos pacientes demonstra isso, pois podemos observar sua melhora e a interação com os colegas", assevera. O médico salienta que o trabalho é muito complexo e que a equipe precisa ser ampliada, mas que todos sabem onde pisam, para onde querem ir e quais linhas de cuidado seguir.

Ao final da tarde foi realizado um lanche, para o qual cada presente trouxe um prato de doce para partilhar. O CAPS disponibilizou cachorro-quente e refrigerante para todos. Para encerrar o encontro os pacientes receberam um mimo de Páscoa.