TESTES RÁPIDOS SÃO OFERECIDOS GRATUITAMENTE NAS UNIDADES DE

Resultado aparece em 15 minutos


Desde o ano passado, os testes rápidos são disponibilizados gratuitamente nas unidades de saúde do país, possibilitando o diagnóstico imediato das doenças: Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Três de Maio, Mirian Herath Rascovetzki, estas patologias são consideradas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e assim que identificadas, permitem a ação na interrupção do agente na constatação da doença, além de acelerar o tratamento à mulher gestante no momento que ela recebe o resultado positivo, ações estas que podem garantir um teste negativo para o futuro bebê.

Mirian destaca que os testes estão à disposição nas unidades de saúde do município e são realizados por enfermeiros(as) que receberam capacitação pela 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo que a eficiência dos mesmos é garantida pelo próprio Ministério da Saúde. "A procura pelos testes é gradativa, mas as gestantes, no momento que recebem o diagnóstico de gravidez, são convidadas a fazer os testes rápidos de Sífilis e HIV", informa.

A realização dos testes é sigilosa e, após o diagnóstico de resultado positivo, o munícipe recebe aconselhamento e informações sobre o que e como deve proceder dali por diante. "A pessoa sai da unidade de saúde com a garantia do acesso ao tratamento que necessita e recebe a toda a assistência quanto a doença", ressalta a enfermeira.