AGENTES DA DENGUE REALIZAM MAPEAMENTO LIRAa

Ação ocorreu no município entre os dias 3 a 7 de novembro


Na semana passada, entre os dias 3 e 7 de novembro, os agentes do combate a endemias da Secretaria de Saúde realizaram no município o mapeamento do LIRAa (Levantamento Rápido da Infestação do Mosquito Aedes Aegypti), o mesmo serve pra melhor direcionar ações de controle contra a doença.
O objetivo desse trabalho é identificar o tipo de criadouro predominante nos domicílios vistoriados e a partir deste resultado traçar ações de combate mais eficientes. 
Conforme a secretária de Saúde, Jacira Taborda, após o mapeamento LIRAa foi constado o índice de infestação de 1,6 do município de Três de Maio. “Agradecemos a colaboração dos moradores por terem permitido a entrada dos agentes nas residências para realizar o levantamento, lembrando que o combate a dengue depende do auxílio de todos os munícipes”, relembra.
Jacira destaca que é importante que os moradores continuem colaborando e eliminando criadouros do mosquito, não deixando acumular água em garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais, tampar as caixas de água e preencher os pratos dos vasos de plantas com areia.
O município de Três de Maio classificou-se entre as três melhores iniciativas no combate contra a dengue devido à ação “Evite Dengue. Mantenha sempre seu Pátio Limpo”, realizada no município. Entre os 22 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, o município foi escolhido entre um dos três melhores.