NOVEMBRO AZUL: CUIDAR DA SAÚDE TAMBÉM É COISA DE HOMEM

No município, há em torno de 15 pacientes sendo tratados por câncer de próstata no SUS


Com o início do mês de novembro, a Secretaria de Saúde inicia as ações da campanha ‘Novembro Azul’, que visa conscientizar a sociedade, em especial os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Conforme a secretaria de Saúde, Jacira Taborda, em Três de Maio, há em torno de 15 pacientes sendo tratados por câncer de próstata, no Sistema Único de Saúde (SUS). “Não há como ter um número exato de homens sendo tratados pelo câncer de próstata, pois alguns preferem realizar o tratamento particular”, destaca.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Contudo, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%, no entanto, cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos. 
A cada seis homens, um é portador do câncer de próstata. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. 
A função do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina.
 
Confira o cronograma de atividades no município:
10/11 Palestra ‘Encontro para Homens’, no Salão do Campo Oriental, a partir das 13h30min – ESF Viva Família
18/11 Palestra e atividades recreativas, no Salão Santa Rita, a partir das 14h – ESF Viva Harmonia
23/11 ‘Dia H’ palestra e atividades recreativas, na AFUCOMAIO, a partir das 14h – ESF Viva Mais
23/11 Palestra e atividades recreativas, no Salão Católico no bairro São Francisco, a partir das 14h – ESF Viva Feliz
25/11 Caminhada das Vitoriosas e Caminhada Azul, em frente à Igreja Católica, a partir das 9h