Notícias
ARTEMAIO CONFECCIONA CARTEIRINHA
O objetivo é valorizar os artesãos do Município
- Publicado em 15/04/2016 às 17:22
- Imprimir
Nesta semana, a Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Três de Maio – Artemaio - com o apoio da administração municipal e em parceria com o Cine de Santa Rosa, recebeu no Espaço Margarida Alves, diversos artesãos do Município, para efetuarem seu cadastramento e recadastramento, bem como para confeccionarem a carteirinha de artesão.
A presidente da Artemaio, Maria Lucinda Giehl, ressalta que a carteirinha do artesão é um grande avanço na valorização da classe, pois é um comprovante que auxilia na credibilidade da profissão, abrindo portas na profissão. “Agradecemos o apoio do prefeito Casali pela subvenção à entidade, concessão de transporte e a aprovação do Projeto de Lei, que cria a Semana do Artesão”, ressalta.
Maria Lucinda lembra que em novembro acontecerá a Feira Estadual do Artesanato de Três de Maio e que, quanto mais artesãos cadastrados, maior o sucesso em propagar a classe para todo o Estado.
A vice-presidente da Artemaio, Olinda Herkert, destaca que é muito importante o artesão estar documentado, pois, ao se cadastrar e participar de uma Associação de Artesão, este fortalece a classe, contribuindo para a exposição de seus trabalhos.
Olinda salienta que as principais técnicas desenvolvidas pelos artesãos do Município são crochê, tricô, trabalho em madeira e tecido, e patchwork em bolsas, almofadas, toalhas e outros.
Conforme Sueli de Oliveira, que estava renovando sua carteirinha, o documento é muito importante para auxiliar na comercialização dos artesanatos, especialmente, crochê e patchwork.
Para Irineu Schullman, que confecciona casas em madeira, de flor e de cachorro, a carteirinha do artesão, além de valorizar e fortalecer os artesãos, é uma segurança na comercialização do produto.