19º ENCONTRÃO DA MULHER REÚNE 200 PESSOAS

Evento foi realizado no Parque de Exposições Germano Dockhorn


Na terça-feira, 8 de março, foi realizado o 19º Encontrão da Mulher, no Parque de Exposições Germano Dockhorn, e contou com a presença de 200 pessoas. O evento integrou a programação do 5º Mês da Mulher e ofereceu diversas oficinas, palestras, atividades esportivas e de recreação.
No período da manhã, a oficina de Psicologia, realizada em parceria com a Setrem, abordou o psicodrama, através de um túnel das emoções, no qual as mulheres experimentaram o auto conhecimento e a terapia em grupo.  A psicóloga Vanda Barassuol, juntamente com a coordenadora do SERCEPS, Marta Lorentz, e os acadêmicos de Psicologia Maurício Figorgross e Lutiane Godoy, coordenaram as atividades.
Conforme a professora Loeri Herpich, durante a experiência foi possível perceber diversas sensações, cheiros, gostos, que reportam a momentos significativos da vida. “Este é um momento de parar, de pensarmos em nós mesmos e vivenciarmos este momento”, destaca.
A Setrem também disponibilizou uma oficina de Informática, na qual as mulheres puderam se familiarizar com o mundo digital. 
A EMATER proporcionou a oficina da Culinária, na qual foram oferecidas várias delícias da culinária regional, destacando o pão de milho e o pão de queijo assados em forno artesanal no próprio evento. Todas as mulheres presentes puderam fazer degustação. 
Também durante a manhã, a Dra. Carla Franzen realizou uma palestra enfatizando os cuidados com a pele. 
A Secretaria da Mulher, através do Centro de Referência da Mulher Flor de Liz, realizou explanações sobre os serviços oferecidos no Centro (atendimento psicológico, jurídico e assistência social) e sobre a violência doméstica e suas consequências, destacando a importância da Lei Maria da Penha, existente desde 2006, sendo hoje uma das melhores leis do mundo, como mecanismo de coerção eficaz para punir o agressor que pratica violência contra a mulher. 
Ao meio-dia, ocorreram os pronunciamentos, enquanto as mulheres presentes se reuniam na Praça de Alimentação para o almoço. 
Representando o prefeito municipal, Olívio José Casali, a vice-prefeita, Eliane Fischer, destacou a importância de reservar um momento especial para confraternização entre as mulheres três-maienses. 
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Ivone Streicher, agradeceu a administração pública por sempre apoiar as causas da mulher e disse que há mais de 20 anos o Conselho é um grande parceiro da comunidade. “Em todas as oficinas temos mulheres participando e em todas elas temos voluntárias trabalhando em prol da mulher de Três de Maio. Quando o povo se abraça fica fácil fazer as coisas”, destaca.
A representante da EMATER, Sueli Kiepper, que ministrou a oficina da Culinária, enfatizou que o resgate de receitas é também uma espécie de resgate familiar, das festas e aniversários, da tradicional junção das famílias, pois as comidas nos remetem às lembranças. 
No período da tarde, as mulheres puderam participar de uma aula de Zumba e HIIt, com a instrutora Fabíola Pithan, além de uma demonstração dos golpes básicos de Muay Thai, com o mestre Eliandro Vidal.
A oficina da beleza, proporcionada pelo SENAC, teve uma grande procura, na qual as mulheres puderam cuidar do visual, com novos cortes de cabelo e escovas.
As voluntárias e a supervisora regional do IMAMA, Elizabeth Caraffa, também estiveram presentes no evento, entregando materiais informativos às mulheres e explicando sobre os estágios do câncer de mama e a importância da prevenção.  
A Artemaio realizou uma oficina de Artesanato, na qual ensinou às mulheres presentes como confeccionar enfeites de Páscoa em EVA.
Paralelamente às oficinas, na Praça de Alimentação estava ocorrendo o Bingo, no qual as mulheres se divertiram durante toda a tarde. Ao final do evento, todas as participantes receberam uma flor pelo Dia Internacional da Mulher.
Conforme Beatriz Bandeira Dallavechia, o 19º Encontrão da Mulher foi o melhor evento de qual ela já participou. “Gostei muito da oficina de Psicologia e Informática, mas especialmente da de Culinária, pois hoje em dia as pessoas preferem comprar tudo pronto, enquanto ainda é possível resgatar a culinária caseira”, salienta.
Para a munícipe Izabel Moraes, que participa do evento todos os anos, a administração pública está de parabéns pela organização, que está cada vez melhor. “Nos anos anteriores eram oferecidas palestras e todos tinham que ficar sentados assistindo. Neste ano pudemos ficar o tempo todo nos locomovendo entre as várias oficinas oferecidas, o que tornou o evento mais aprazível e menos cansativo”, ressalta.
A secretária de Políticas da Mulher, Vera Kühler, destacou que o evento foi um sucesso graças ao apoio de todas as entidades envolvidas. “Neste ano visamos uma diversidade de temas, para podermos oferecer uma programação especial e diferenciada para todas as mulheres”, ressalta.