PARTICIPAÇÃO POPULAR CIDADÃ É ANTECIPADA NESTE ANO

Votação das demandas ocorre no mês de junho


O processo de Participação Popular Cidadã, que ocorre anualmente, será antecipado neste ano, em razão da Copa do Mundo e das Eleições.

A Audiência Pública Regional ocorreu dia 11 de março, no auditório central do bloco "C" da Unijuí, campus de Santa Rosa, onde representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) de 20 municípios (Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi) se reuniram para escolher as temáticas regionais.

Seguem as temáticas escolhidas:
1. Desenvolvimento Econômico;
2. Desenvolvimento Rural;
3. Saúde;
4. Segurança Pública;
5. Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres;
6. Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
7. Esporte, Lazer e Turismo;
8. Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento;
9. Infraestrutura e Logística;
10. Educação Básica, Profissional e Técnica.

Em Três de Maio, a Assembleia Municipal será realizada no dia 02 de abril, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores, para a escolha das demandas municipais e regionais. A votação da Participação Popular e Cidadã vai ocorrer no período de 2 a 4 de junho, através da internet e no dia 4 de junho, no modo presencial.

A presidente do COMUDE de Três de Maio, Nilcea Secconi, destaca que é muito importante a participação dos munícipes, uma vez que a distribuição das demandas se dá através do coeficiente eleitoral. "O nosso município precisa de um número significativo de votos, pois os municípios com menor número de eleitores conseguem atingir um percentual mais alto", destaca.