EXECUTIVO ESTUDA SOLUÇÕES PARA RESÍDUOS E ENTULHOS DO MUNICÍPIO

Atual local de despejo de entulho encontra-se lotado


Nesta semana o prefeito municipal, Olívio José Casali, juntamente com o secretário de Obras, Camilo Kervald e o licenciador Ambiental do município, Fernando Simon visitaram possíveis locais para o novo depósito de entulhos da cidade, pois o mesmo encontra-se lotado.
Camilo ressalta que nos próximos dias a Secretaria de Obras passará a recolher somente os galhos colocados nas ruas e calçadas da cidade, já que por enquanto não há espaço para outros tipos de entulhos. “Pedimos para que os moradores se conscientizem que é preciso separar os tipos entulhos, para que possamos dar o destino correto aos mesmos” destaca. 
Enquanto isso, o Poder Público Municipal está identificando quais as medidas aplicáveis aos diversos tipos de resíduos e de quais desses resíduos a destinação é de responsabilidade do município, bem como orientará o setor produtivo e a comunidade sobre suas responsabilidades, para uma destinação ambientalmente adequada a cada resíduo.
Seguem algumas dicas sobre o descarte correto de resíduos e entulhos:
 
1 - Lixo doméstico (seco e orgânico) - coleta seletiva terceirizada, destinado para um centro de triagem, onde é reciclado e tratado. Taxa de lixo atualizada todos os anos em base na inflação do período.
2 - Galhos (Podas) - recolhidos através de terceirização e depositados em local adequado, onde poderá ser reciclado, cobrança de taxa para o coletor, que poderá ser terceirizado. (Serão recolhidos pela prefeitura temporariamente, até que o assunto seja definido).
3 - Restos de construção - recolhidos por terceiros em contêineres e depositados em locais adequados, podendo ser reciclado. O assunto precisa ser definido e legislado.
4 - Móveis usados - recolhidos por terceiros e depositados numa central, onde poderão ser vendidos ou doados. É uma das soluções, podendo haver outras.
5 - Descartes eletroeletrônicos - recolhidos pelas empresas para dar o destino de origem, ou coletados por terceiros para reciclagem ou venda.
6 - Entulhos - recolhidos pela prefeitura ou coletados por terceiros para dar o destino adequado. Inclui terra, animais mortos e cisco. Com taxação.
7 - Descarte farmaco-hospitalar - terceirizado.