DESFILE ENCERRA AS COMEMORAÇÕES DA SEMANA FARROUPILHA

O desfile teve como temática o Centenário da Revolução de 1923


A Semana Farroupilha é o um momento do ano em que se intensificam as festividades da cultura gaúcha. Esse ano iniciou no dia 10 de setembro com o recebimento da Chama Crioula no CTG Tropeiros do Buricá e estendeu-se até 20 de setembro com o tradicional Desfile. A comemoração relembra a Guerra dos Farrapos, de 1835 a 1845. O marco inicial ocorreu no amanhecer do dia 20 de setembro de 1835. Esse movimento revolucionário teve como ideal liberdade, igualdade e humanidade, e durou cerca de dez anos, sendo a mais longa revolução do Brasil.

Desde o dia 13, as entidades e Escolas de Três de Maio realizaram diariamente atividades que fomentaram a prática tradicionalista na nossa comunidade. Neste dia, as escolas de Três de Maio, receberam a Chama Crioula em solenidade no CTG Tropeiros do Buricá de Três de Maio.

Na quarta-feira, dia 20 de setembro, feriado Estadual, a população se fez presente ao longo da Avenida Uruguai, para prestigiar mais uma edição do já tradicional Desfile Farroupilha, com a temática Centenário da Revolução de 1923, que reuniu CTG, Bombeiros e Brigada Militar, Escolas de Três de Maio e aproximadamente 150 cavalarianos participaram do festejo.

Após o desfile, ocorreu uma Missa Crioula no CTG. Foi servido um almoço especial e baile pela parte da tarde. Para marcar o encerramento das atividades Farroupilhas do ano de 2023 houve a extinção da chama crioula após as festividades.