Começa a 5ª Expoterneira

Feira segue até o dia 15 de abril com diversas atrações no Parque de Exposições Germano Dockorn


Teve início, nesta quarta-feira (11), a quinta edição da Exposição da Terneira e da Economia Familiar – Expoterneira, no Parque Municipal de Exposições Germano Dockhorn, em Três de Maio. A cerimônia de abertura oficial do evento foi realizada na Praça de Alimentação, com a presença de autoridades, representantes de diversos setores econômicos e público em geral. Em todos os pronunciamentos, destacou-se a necessidade de fomentar a cadeia produtiva do leite com vistas a uma melhor qualidade de vida e renda para os produtores da agricultura familiar.

A série de pronunciamentos teve início com a fala do presidente da Cotrimaio, Cilseu Dalberto. Ao destacar que a cooperativa conta, atualmente com 12.559 associados, ele reforçou a dimensão regional da feira e o caráter voluntário e coletivo do evento.

“Não é um evento de Três de Maio, é da região. Se olharmos as grandes estrelas, que são as tenreiras, elas vêm da região onde a Cotrimaio, a Certhil e a Sicredi têm associados.  Esse povo aqui dessa região tem algo de diferente, aqui nessa região temos as melhores tenreiras e genéticas do Brasil e do Rio Grande do Sul, há uma uniformidade nas propriedades, de modo geral. É um motivo de orgulho. E a Expoterneira é um trabalho gratuito e voluntário. É um trabalho do coração e quando a gente faz um trabalho do coração, ele é muito mais gratificante”.  

O presidente da Funcap, Kurt Grenzel, destacou a importância de dar condições para manter o homem no campo e fazer progredir a agricultura familiar.

“Na Expoterneira, o pequeno agricultor tem a oportunidade de se apresentar. Tudo que se apresenta aqui é útil para agricultura familiar. Vemos na feira mais uma oportunidade para que as pessoas possam manter sua sobrevivência no campo pois ela deve vir da produção leiteira e da agricultura, de onde se tira a subsistência diariamente”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Pagel (PT), destacou as ações da Prefeitura em melhorar as estradas do interior, fator fundamental para escoar a produção de leite.

“O que está sendo feito em Três de Maio, a renovação da frota pela Prefeitura, tem o apoio da Câmara de Vereadores. Fizemos um acordo em que todos os colegas aprovaram o financiamento para comprar as novas máquinas que estão chegando. Também estamos economizando na Câmara para que possamos comprar mais uma nova patrola”.

O presidente da 5ª Expoterneira, Dilson Mireski, deu início a seu discurso parabenizando e agradecendo a todos os envolvidos – trabalhadores, entidades e instituições – na realização da feira. Além disso, frisou a importância do setor na economia local e regional.

“Nossa bacia leiteira movimenta mais de 120 mil litros de leite por dia, fechando uma produção de 3,6 milhões de litros ao mês e movimentando, no nosso comércio, mais de R$ 3 milhões  ao mês. A importância desse setor é muito grande na cidade e na região.”

Mireski também lembrou da participação de produtores de outros municípios e a realização da Expodinâmica.

“Temos a melhor genética das raças Holandesa e Jersey, com a participação de produtores de 11 municípios para somar na qualidade do trabalho desenvolvido no Noroeste. Para isso, contamos com o resgate da nossa Expodinâmica, mostrando um trabalho de integração da cadeia alimentar das novilhas e tenreiras, com o uso de grãos na forma do concentrado em silagem. Também, dispondo da alta tecnologia de empresas produtoras de grãos, bem como de empresas de suprimentos e máquinas nesse conjunto produtivo”.

Finalizando os pronunciamentos e a abertura oficial da 5ª Expoterneira, o prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, enfatizou que é preciso prestar atenção, de forma especial, na valorização do leite. Segundo o prefeito, isso é fundamental para que a atividade leiteira seja realmente gratificante e gere renda compatível aos pequenos produtores.

“Qual o estímulo, o ânimo que nosso produtor tem de permanecer na propriedade? Ao mesmo tempo que a gente enaltece a modernização e novas tecnologias, também temos que lembrar que tem lá, na pequena propriedade, uma mulher e um homem lutando para permanecer no campo. A gente sabe que a maioria dos produtores de leite no Estado são da agricultura familiar. Como gestores públicos, devemos criar programas que, de fato, ajudem esse produtor de leite. Hoje, se não produzir mais de 100 litros de leite por dia, a indústria não recebe. E não há um seguro ou um preço mínimo para o leite. Acho que está na hora de pensarmos nisso. Valorizar a cadeia produtiva do leite significa nós pensarmos em um projeto futuro para valorizar o agricultor familiar. E nesta Expoterneira, certamente veremos uma discussão sobre produzir mais e melhor, mas também lutar para incluir o nosso pequeno agricultor na atividade, ganhando dinheiro e melhorando sua renda”.

A 5ª Expoterneira abrange, além dos 25 municípios da microrregião, também 41 municípios das regiões Fronteira Noroeste, Noroeste Colonial, Celeiro e Missões, com uma população estimada de 400 mil pessoas. A feira segue até o domingo, 15, com diversas atrações incluindo shows, Festa Campeira, Festival da Cerveja, Expodinâmica e Motocross. 

 

Texto: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação
Fotos: Gregory Bonfanti/Coordenadoria de Cultura
Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br | (55) 3535-3239 | (55) 9.9917-7346