REUNIÃO SOBRE A SITUAÇÃO EMERGENCIAL DE ESTIAGEM OCORREU HOJE

Estimativa de perda de 60% das produções afetadas até o momento


Na manhã de hoje, dia 6 de fevereiro, o prefeito em exercício, Josias Correa, recebeu no Gabinete do Prefeito representantes das instituições que representam os meios de produção rural do município.

A pauta da reunião foi a situação de estiagem que o município enfrenta, com chuvas regulares muito abaixo da média. Estima-se que 60% das produções já tenham sido afetadas e que 22% da produção de grãos esteja comprometida até o momento.

Outras áreas da produção rural também estão sendo severamente afetadas, como a pecuária, piscicultura, hortifrúti e a bacia leiteira, causando um impacto econômico significativo aos produtores e ao comércio local.

Por unanimidade, decidiu-se decretar situação de emergência devido à estiagem no município, com o objetivo de amenizar os impactos e dar mais agilidade aos serviços prestados aos produtores rurais, juntamente com o suporte necessário.

O Decreto Municipal de Situação de Emergência devido à estiagem será divulgado assim que estiver finalizado. O documento tramitará pelas esferas estadual e federal para homologação pelos governos.

Participaram da reunião representantes das seguintes instituições:
Sindicato Rural de Três de Maio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e EMATER/RS, juntamente com vereadores, Defesa Civil de Três de Maio, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Gestão Urbana e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário.