Governo Municipal e rede de parcerias desenvolvem projeto socioeconômico sustentável para o município.

Projeto vida o desenvolvimento de um trabalho cooperativo entre os catadores de lixo do município.


Com o objetivo de identificar potencialidades para o desenvolvimento de um trabalho cooperativo entre os catadores de lixo do município, uma grande parceria de entidades e instituições iniciou através do Projeto Catadores Três de Maio.

O projeto será baseado em um trabalho entre o setor público, instituições de ensino e comércio tendo como parceiros o Governo Municipal de Três de Maio, Sicredi, Global Communities, FAHOR, Setrem e ACI.

De acordo com a vice-prefeita, Eliane Fischer, “o trabalho teve início em janeiro de 2020 eserá desenvolvido em 8 meses sendo que lá no final, os catadores deverão estar capacitados e organizados em um sistema de cooperativa, o que irá auxiliar no desenvolvimento do trabalho deles, gerando um projeto socioeconômico sustentável”.

Após mapeamento realizado pela Global Communities foi iniciado o trabalho com 16 catadores, onde foi possível analisar as características, condições de trabalho, financeiras e de moradia dos catadores.

Durante a realização do projeto a ideia é organizar um comitê gestor com representatividade de cada parceria e dos catadores, realizar reuniões, oficinas temáticas, visitas técnicas, construção de carrinhos para o trabalho dos catadores e entrega de EPIs para a médio/longo prazo ser implantado um espaço com infraestrutura necessária para acolher todos os catadores.

Na quarta-feira, 24 de junho, a Global Communities apresentou aos parceiros do projeto um estudo com o diagnóstico e explanação sobre as etapas do projeto Catadores Três de Maio.

 

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cíntia Klatt / Coordenadoria de Comunicação Social  Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-1964 / (55) 9.9917-7346