Governo Municipal intensifica ações na Semana do Meio Ambiente

Ações ambientais são realizadas pelas escolas municipais durante todo ano letivo.


A crescente série de problemas relacionados com as diversas formas de degradação ambiental e as consequências diretas sobre a qualidade de vida vem despertando nas pessoas uma atenção maior na busca por formas de enfrentar e resolver tais questões.

Pensando nisso, o Governo Municipal de Três de Maio através de ações discutidas a partir da formação continuada de professores decidiu trabalhar nas escolas do município a temática ambiental. Desta forma, cada escola desenvolveu um projeto específico, atendendo a problemática e a realidade de cada escola.

As ações acontecem junto às escolas da Rede Municipal de Ensino, envolvendo muitas vezes, além do espaço escolar, o bairro ou comunidade onde a escola está inserida.

Durante esta semana as atividades se intensificaram devido à celebração da Semana Municipal do Meio Ambiente. Foram realizadas atividades de conscientização e reflexão sobre o meio ambiente como mutirões de limpeza, práticas agroecológicas, criação de canteiros suspensos de chás e ervas e coleta seletiva de lixo.

Com o objetivo de envolver a comunidade e a família dos alunos nas ações desenvolvidas, também é realizado durante o ano escolar o piquenique ecológico com as famílias no intuito de valorizar o lugar em que se vive e aproximar toda comunidade das questões ambientais.

De acordo com a Secretária de Educação, Tânia Georgi, “nosso objetivo enquanto educação é despertar nas crianças valores de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras”.

As atividades ambientais visam formar pessoas preocupadas, conscientes e responsáveis pelo ambiente onde vivem e dessa forma as escolas também mobilizam os pais e a comunidade para recolher pilhas, baterias e eletrônicos de descarte para ser entregue no ecoponto do município.

Atividades com os alunos como oficinas de papel reciclado, cuidados e construção de uma horta escolar, colocação de placas para preservação do meio ambiente e orientação a população também são realizadas.

Proporcionar aos alunos e comunidade tresmaiense o convívio com ações em prol ao meio ambiente é o objetivo da Secretaria de Educação. “Acreditamos que esse convívio direto com a natureza fortalecerá as ações realizadas com nossas crianças e toda comunidade, ações que são realizadas o ano todo em nossas escolas e que se intensificam nesta semana em que é celebrado o dia do meio ambiente” acrescenta Tânia.

O município de Três de Maio contempla projetos que vem de encontro com ações voltadas a sustentabilidade, em 2018 foi criado o primeiro ecoponto na cidade, com recolhimento de materiais inservíveis, vidros, pilhas e vidros.  Além disso, containers de lixo estão sendo distribuídos em locais estratégicos na cidade e também no interior. 

Com a criação da escola de campo Bem Viver Caúna, também foi criado uma trilha ecológica que hoje faz parte do roteiro turístico da região. Ambiente em meio à natureza que mostra a importância da preservação das matas e das belezas naturais.

A proposta desta data é chamar a atenção de toda população sobre a necessidade de implantar medidas para prevenir a degradação do meio ambiente e fortalecer propostas de desenvolvimento social e ações voltadas a sustentabilidade no município de Três de Maio.

 

Texto: Caroline Cassel/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fotos: Cintia Klatt/ Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio

Fale conosco: imprensa@pmtresdemaio.com.br / (55) 3535-3239 / (55) 9.9917-7346