PROTOCOLO PRÓ-CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO NOROESTE GAÚCHO É ASSINADO

Assinatura ocorreu na assembleia da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa


Integrando a programação da XIV Expofeira do Agronegócio, ocorreu no dia 30 de abril, a assembleia da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR). O evento contou com a presença de diversas autoridades e foi realizado no Restaurante do Parque de Exposições Germano Dockhorn.
Na oportunidade, o prefeito de Três de Maio e atual presidente da AMGSR, Olívio José Casali, destacou as três prioridades de sua gestão: a ampliação e melhoramento do aeroporto de Santa Rosa, tornando-o regional, juntamente com o apoio da Amuceleiro; implementar a Região Metropolitana do Noroeste Gaúcho, com o apoio da Amuceleiro, Planalto Médio, Missões e Noroeste Colonial; e acompanhar as reivindicações dos prefeitos filiados à AMGSR e buscar recursos junto as esferas estadual e federal. 
Em uso da palavra, o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo Ernani Polo, enfatizou que os municípios devem se unir para poderem crescer e trazer melhorias para a região.
O presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Luiz Büttenbender, realizou a leitura do protocolo pró-criação da Região Metropolitana do Noroeste Gaúcho, que abrange 77 municípios das associações da Grande Santa Rosa, Amuceleiro, Planalto Médio, Missões e Noroeste Colonial. “A região metropolitana é um projeto já construído com os Coredes visando trabalhar as demandas regionais de forma coletiva, com a integração dos municípios, para que se possa obter mais recursos e conquistar benefícios em todos os segmentos da sociedade”, enfatiza.
Na sequência, os prefeitos assinaram o protocolo de apoio à criação da Região Metropolitana da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e o entregaram às autoridades presentes.
Durante a assembleia, os prefeitos também aprovaram a Ata 425/2015, definiram o encontro do mês de junho, será realizado, no dia 12, na Indumóveis, em Santa Rosa, e reivindicaram a inclusão de duas propriedades de cada município da associação, no Programa de Irrigação a Pequenas Propriedades do Ministério da Integração Nacional.