NUTRIFONT ALIMENTOS É INAUGURADA EM TRÊS DE MAIO

Fábrica é pioneira na produção de lactose e proteína concentrada de soro do leite no Brasil


Na manhã da última segunda-feira, 12, foi realizada a inauguração oficial da Nutrifont, que é uma joint venture entre a BRF e a Carbery. A fábrica e é a primeira a produzir lactose e proteína concentrada de soro de leite (whey protein) no Brasil.
Com 6 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento consumiu R$ 130 milhões de investimento. O complexo, que irá iniciar suas atividades em abril, deve gerar cerca de 50 empregos diretos.
A solenidade foi realizada junto à planta industrial da BRF, localizada na BR 472, Km 143, na localidade de Nossa Senhora do Carmo, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais e do diretor operacional da Carbery, John Holland.
Em uso da palavra, o diretor do segmento lácteo da  BRF, Cláudio Santos, destacou que a inauguração da Nutrifont para a BRF é um passo muito importante, que agrega valor a um subproduto da companhia. “Quando a empresa produz muito queijo, existe uma sobra do soro de leite, restando então dois destinos ao produto: secar e vender, como subproduto para a indústria de alimentos, ou agregar valor, que é o objetivo dessa planta em Três de Maio”, enfatiza.
O presidente do Conselho da Carbery, Donal Tobin, salientou que as terras férteis que rodeiam a região de Três de Maio oferecem os componentes ideais para o sucesso de uma empresa de laticínios. “A Nutrifont está prestes a iniciar suas atividades e é evidente para todos que o projeto, o planejamento e o trabalho árduo dos envolvidos produziu uma fábrica líder no setor industrial”, informa.
No seu pronunciamento, o prefeito municipal, Olívio José Casali, enfatizou que a instalação da BRF no município só foi possível após a liberação de incentivos fiscais do Fundopem, no valor de 67,4 milhões, que foram conquistados através de muita luta e empenho do Executivo. “Não medimos esforços, porque sabíamos da importância deste empreendimento para a economia do nosso Município. A fim de suprir a demanda de leite de que a indústria necessitaria, criamos o Programa Municipal do Leite Sustentável, visando incentivar a bacia leiteira de Três de Maio e região. Os resultados foram excelentes, e com isso, hoje, nossa região se destaca como uma das maiores produtores de leite do Brasil”, assevera.
Na oportunidade, o prefeito Casali entregou para Cláudio Santos e para Donal Tobin, o documento que os considera Hóspedes Oficiais do município de Três de Maio. Em seguida, o prefeito Casali realizou o descerramento da placa de inauguração da Nutrifont, juntamente com Cláudio Santos e Donal Tobin.
Ao final da solenidade, os presentes foram convidados a realizar um tour pelas instalações da fábrica e puderam acompanhar os processos realizados na transformação do soro do leite em lactose e whey protein.
A capacidade produtiva inicial da fábrica será de 400 mil litros de soro do leite por dia, sendo que a partir de julho, a produção deverá atingir a marca de 1 milhão de litros de soro do leite por dia. Inicialmente, a produção irá atender ao mercado nacional, mas a empresa não descarta oportunidades de exportação, no futuro.