EXECUTIVO RECEBE A VISITA DE IRLANDÊS

Gary Lynch é o representante da empresa irlandesa Carbery


Na manhã de ontem, 21, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete o gerente industrial da BRF, Marcos Lermen, o gerente de projetos da empresa Eder Marcon e o representante da Carbery, o irlandês Gary Lynch. Gary (Carbery) e Eder (BRF) gerenciam a instalação da terceira planta industrial da Nutrifont, junto ao complexo na localidade de Nossa Senhora do Carmo, sendo que esta é uma joint-venture entre a BRF e a empresa irlandesa Carbery.
Também participaram da visita a vice-prefeita Eliane Fischer, o chefe de Gabinete, Leandro Maehler (Pato Roberto); o procurador-geral do município, Jorge Wächter; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dílson Mireski; o secretário da Fazenda, João Rambo; o secretário de Planejamento, Leonardo Casali; o secretário de Administração, João Seno Bach; o presidente da Câmara de Vereadores, Mauri Mella, e os vereadores Cleiton Felipe dos Santos e Mário Gonchoroski.
O prefeito Casali deu as boas-vindas ao irlandês e relatou as atividades que foram desenvolvidas no município para a instalação do complexo industrial da BRF, destacando o Programa Municipal do Leite Sustentável. “A média de leite do Brasil por vaca/dia é de 4,5 L, no Rio Grande do Sul é de 6,9 L e em Três de Maio, devido ao Programa Municipal do Leite Sustentável, é de 14,4 L”, salienta.
Na oportunidade, os representantes do complexo industrial da BRF enfatizaram que a terceira planta é pioneira no processamento do soro do leite com esta tecnologia no Brasil, pois será capaz de isolar a proteína do soro do leite e produzir lactose.
Gary, que reside em Três de Maio desde janeiro, destacou que está feliz com as negociações aqui, que o município é muito hospitaleiro, que já se sente acolhido pela comunidade e que as pessoas são muito simpáticas. “Esta é uma grande oportunidade para a Carbery, BRF e Três de Maio, pois a indústria impactará positivamente ambos e elevará a importância do leite na região”, informa.
A Nutrifont deve iniciar suas atividades, no próximo ano, com a geração de cerca de 50 postos de trabalho, sendo que quatro colaboradores brasileiros já receberam treinamento na Irlanda durante o período de quatro semanas e outros quatro colaboradores irlandeses já estão em Três de Maio. A fábrica vai tratar e secar o soro do leite, produzindo a proteína concentrada, que é utilizada, principalmente, por fabricantes de alimentos infantis e de suplementos alimentares para atletas.
Atualmente, a BRF possui duas plantas industriais em funcionamento, a de leite em pó e a de produção de queijo mussarela, que processam diariamente cerca de 1,4 milhão de litros de leite.