FUTURO DO CIGRES ESTÁ EM DISCUSSÃO

Sede deve se transformar em unidade de triagem e transbordo


Na última semana, executivos municipais integrantes do Consórcio Intermunicipal da Gestão de Resíduos Sólidos (Cigres), estiveram reunidos para definir o futuro do Consórcio.
Estiveram presentes o prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali e o chefe de Gabinete, Leandro Maehler (Pato Roberto); o prefeito de Independência e presidente do Cigres, Gilberto Maraska; o prefeito de Alegria e vice-presidente do Cigres, Renato Teixeira; o prefeito de São José do Inhacorá, Eliseu Schenkel; o vice-prefeito de Chiapetta, Luiz Stopiglia e o secretário de Meio Ambiente, Oscar Sima Lara; o vice-prefeito de Inhacorá, José da Silva Dantos e o secretário de Obras, José Auri Amaral dos Santos; além da coordenadora do Cigres, Nair Burmann e do assessor jurídico do Consócio, John Gemelli dos Santos.
Na reunião, foi definida uma comissão para realizar um estudo visando a elaboração de uma licitação para transformar o Cigres em uma unidade de triagem, transbordo e destino final dos resíduos para um aterro devidamente licenciado, já que o aterro de Três de Maio está com sua capacidade esgotada.
Na oportunidade, o prefeito Casali expôs que uma das grandes preocupações dos municípios que fazem parte do Consórcio é a responsabilidade social sobre a manutenção dos postos de trabalho existentes no Cigres. “Queremos acabar somente com a destinação de lixo no aterro, até porque já entrou em vigor a Lei dos Resíduos Sólidos, que entre inúmeras atribuições, encerra todos os lixões existentes no Brasil”, destaca.
Casali enfatizou que se o Cigres for transformado em uma unidade de triagem, transbordo e destino final dos resíduos, será possível manter os empregos existentes, seja através de uma associação, uma cooperativa ou até sob a possibilidade de uma empresa assumir esta função e contratar os funcionários.
Para tentar definir a situação, nos próximos dias a comissão irá se reunir para começar o levantamento de dados, custos e possíveis empresas que atuam nesta área, a fim de estudar propostas plausíveis.