COOPERATIVA MISTA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO NOROESTE GAÚCHO

Coopernoroeste terá sede na Avenida Santa Rosa


No dia 22 de maio, foi criada oficialmente a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar do Noroeste Gaúcho Ltda (Coopernoroeste). O evento integrou a programação da 3ª Expoterneira e ocorreu no estande do Sicredi Noroeste.
A assembleia contou com a participação do prefeito municipal, Olívio José Casali e da primeira-dama, Elizabeth Caraffa; do presidente da 3ª Expoterneira, Kurt Grenzel; do presidente da Câmara de Vereadores, Mauri Mella; lideranças municipais e imprensa.
Durante o evento foi apresentado o estatuto e as metas de trabalho da cooperativa, que visa valorizar e fortalecer a agricultura familiar. Segundo um dos itens destacado no estatuto, o dirigente da cooperativa que tiver interesse em concorrer a algum cargo eletivo na política, terá que se licenciar da diretoria.
Durante a assembleia, Pedrinho Signori, foi eleito como o primeiro presidente da cooperativa. A vice é Carla Grohs Wagentantz. O Conselho de Administração conta com quatro membros titulares e três suplentes. Já o Conselho Fiscal tem três titulares e outros três suplentes.
Na oportunidade, o prefeito Casali destacou que cerca de 40% dos alimentos da merenda escolar são adquiridos da agricultura familiar, e que até o fim do ano, a meta é chegar aos 60%.
O presidente, Pedro Signori, enfatizou que a Coopernoroeste vai crescer e se fortalecer, e que esperar suprir a demanda que o município necessita.  
O cooperativista Nírio Metska, que é um dos associados, revelou que baseado nos estudos, a cooperativa deve se tornar auto-suficiente em cerca de oito meses.
A Cooopernoroeste, vai se instalar na avenida Santa Rosa, onde antigamente funcionava a cerealista da Cotrimaio. O local foi cedido sem custo para a nova cooperativa.
O produtor familiar que pretende integrar a Cooopernoroeste, terá que investir no mínimo R$ 50,00, de cota capital.