AUTORIDADES MARCAM PRESENÇA NA ABERTURA DA 3ª EXPOTERNEIRA

Feira ocorre de 22 a 25 de maio


Na tarde de quinta-feira, dia 22, ocorreu a abertura oficial da 3ª Expoterneira. A solenidade foi realizada no Restaurante Central do Parque de Exposições Germano Dockhorn e contou com a presença de diversas lideranças municipais, regionais, dos deputados estaduais Aloísio Classmann e Zilá Braitembach; do deputado federal Jerônimo Goergen e do secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Luiz Rohr, representando o governador Tarso Genro.
Em uso da palavra, o presidente da 3ª Expoterneira, Kurt Grenzel, destacou a importância da feira, que tem como objetivo destacar e fortalecer cada vez mais a bacia leiteira de Três de Maio e região.
O presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, prefeito de Santo Cristo, José Luis Segert, saudou todos os presentes e desejou sucesso à 3ª Expoterneira.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, Mauri Mella parabenizou o trabalho voluntariado das comissões e do presidente da 3ª Expoterneira e salientou que a feira orgulha o município e a região, pois exalta a agricultura familiar.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Aloísio Classmann, destacou que o leite é o atual ouro branco e que Três de Maio e região estão preparados para o crescimento do setor.
Representando a Câmara de Deputados, o deputado federal Jerônimo Goergen, salientou que as feiras da região estão cada vez melhores, mas a Expoterneira se destaca, pois o município de Três de Maio está se posicionando regionalmente como referência na produção leiteira. “Três de Maio nos orgulha e motiva, pois podemos observar claramente o crescimento do município, principalmente no segmento lácteo”, destaca.
O prefeito municipal, Olívio José Casali, frisou o empenho da administração municipal e das entidades parceiras que contribuíram para o incremento da produção da atividade no município. “Em 2009, criamos o Programa Municipal do Leite Sustentável, a fim de alavancarmos o setor primário e a bacia leiteira, visando dar uma nova fisionomia ao setor agropecuário familiar, que carecia de diversificação e sustentabilidade”, enfatiza.
Ele abordou ainda o empenho desprendido na busca da liberação dos recursos do Fundopem, para que a empresa BRF, viesse se instalar no município e posteriormente ter ampliado a indústria na localidade de Nossa Senhora do Carmo.
Representando o governador Tarso Genro, o secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Luiz Rohr, falou das ações da secretaria voltadas para os empreendedores locais, com destaque para o Programa Gaúcho de Microcrédito. “A demanda pelo financiamento do Programa Gaúcho de Microcrédito pode ser realizada por empreendedores individuais, pela economia popular solidária, pela agricultura familiar, pelos microprodutores rurais, microempresas e artesãos”, informa. 
Ao final da solenidade as autoridades foram conhecer a feira, que conta com 250 expositores dos mais diversos setores.