Prefeito participa de reunião sobre Saneamento Regional

Reunião discutiu com o Ministério Público em Porto Alegre a destinação adequada do lodo das soluções individuais de esgotamento sanitário


A Promotoria, CORSAN, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, realizaram na tarde do último dia 21, no Ministério Público em Porto Alegre, uma reunião do Grupo de Trabalho que discute a destinação adequada do lodo das soluções individuais de esgotamento sanitário na região da Grande Santa Rosa.

Houve muita participação de Prefeitos da nossa região, e o Prefeito Altair Copatti representou nosso município e apresentou também a situação de Três de Maio quando ao assunto em questão. Os prefeitos foram acompanhados pelo Presidente da AMGSR, Alcides Vicini.

A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias Daniel Martini, e teve a participação da Secretária Estadual da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA e Presidente da FEPAM Ana Maria Pellini, e pelo Diretor de Operações da Corsan, Eduardo Barbosa Carvalho.

Após a apresentação do problema, pela AMGSR em reunião realizada no dia 12/09, várias ações foram implementadas, para que nesta data tivéssemos êxito com a solução do destino do Lodo  das fossas sépticas domésticas, que até então eram recolhidas pelos caminhões e não tinham destino. 

A parceria estabelecida entre as partes fez, com que a CORSAN efetuasse adequações na ETE de Santa Rosa, a FEPAM  liberasse a licença e o município de Santa Rosa  consentisse em receber o lodo provindo do esgotamento das Fossas, dos demais municípios pelo período de um ano, reservando-se o direito de avaliação, para posterior consentimento permanente.

Texto: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Com informações do Ministério Público e AMGSR

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 981294324