Subcomissão da Assembleia Legislativa realiza Audiência em Três de Maio

Reunião trouxe para discussão a situação das estradas rurais da nossa região


A Prefeitura de Três de Maio, a Câmara Municipal de Vereadores, produtores rurais, transportadores de leite e representantes de entidades de Três de Maio e região, participaram na tarde desta quinta-feira, dia 21, de uma reunião de trabalho sobre a situação das estradas rurais na região. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Três de Maio, fez parte das ações que estão sendo desenvolvidas pela subcomissão das estradas rurais da Assembleia Legislativa do RS, proposta e liderada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT-RS) e desenvolvida com a parceria do Deputado Estadual Jeferson Fernandes (PT-RS), que esteve em Três de Maio para o diálogo, juntamente com seus assessores, José Luís Seger e Orlando Desconsi.

Conforme o deputado Jeferson Fernandes explanou, o tema tem sido uma das principais preocupações das prefeituras gaúchas, que enfrentam difculdades para a manutenção das estradas, com problemas de maquinário, restrições orçamentárias, questões relacionadas ao licenciamento ambiental, entre outros fatores que consequentemente interferem de forma negativa no desenvolvimento social e econômico dos municípios. “Estamos realizando diversas reuniões técnicas e diálogo com entidades, e agora desenvolvendo essas Audiências Públicas, buscando a estruturação de propostas de uma agenda de futuro para ser tratada entre municípios, com o governo do Estado e Federal”, destaca.

O Prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, que no ato representou a Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), destacou que a situação das estradas rurais afeta diretamente a vida dos produtores e das famílias que vivem no campo, que precisam utilizar as estradas diariamente para o escoamento da safra. Porém o prefeito destaca que além de ir e vir, realizado pelos munícipes, a situação das estradas impacta na saúde, educação e desenvolvimento econômico. “Diariamente ocorre transporte de pacientes para unidades hospitalares, transporte escolar, equipes de saúde que se deslocam para atendimentos domiciliares e claro, o escoamento de produção que fomenta a renda e a economia do município”, explica Copatti.

Segundo o secretário de Obras de Três de Maio, Cláudio Siqueira, um exemplo da importância do diálogo sobre o assunto, é a troca de experiências também entre os municípios. Claudio destaca que o município de Três de Maio conta com mais de 1.200 km de estradas rurais, sendo que durante o período de chuvas intensas, mais de 250 km ficaram completamente danificados, sendo a recuperação lenta, principalmente pela falta de máquinas na Secretaria de Obras, que atualmente tem duas patrolas para realizar os reparos nas estradas.

 As questões abordadas no encontro, farão parte de um relatório que será realizado pela Subcomissão, e será levado para a Assembleia, para aí cobrar soluções efetivas para que sejam tomadas medidas e ações concretas para apoiar os municípios pela força da Assembleia junto ao Governo do Estado.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fale conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324