Combate às Drogas são pauta de atividade em Três de Maio

Parceria entre a Prefeitura de Três de Maio e o Conselho Antidrogas está sendo realizado nesta sexta-feira e sábado


O uso de Álcool e outras drogas está sendo pautado por um Encontro promovido através de uma parceria da Prefeitura de Três de Maio e do Conselho Municipal Antidrogas. As atividades são em alusão a Semana Mundial de Combate às drogas, lembrada entre os dias 25 de junho e 01 de julho.

Nesta sexta-feira, dia 30, ocorreu o início das atividades através de uma palestra que teve por assunto principal: “As possibilidades de atuação em rede no enfrentamento às drogas – o papel de quem tem no trabalho local privilegiado para a construção de uma sociedade que protege e valoriza a vida”, a primeira palestra da atividade foi ministrada pela Juíza de Direito, da 2ª Vara da Comarca de Horizontina, Cátia Paula Saft.

A Magistrada falou aos presentes sobre o uso de drogas, lícitas e ilícitas, e sua inserção através de atividades religiosas, místicas e festivas. Cátia falou sobre a importância do trabalho em equipe. “Lembrando que a questão do Combate às Drogas é algo que precisa ser trabalhado em equipe, pois uma pessoa, ou um órgão sozinho não consegue terminar com o problema ocasionado pelas drogas”, destaca. A juíza ainda falou que precisamos fazer o trabalho para deixar uma marca de um futuro melhor para filhos e netos.

O presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Paulo Fábio Pereira, explanou que a situação das drogas é uma epidemia, mas que não devemos tratar o assunto como algo sem solução. “É complicada a situação das drogas, tanto lícitas como ilícitas, mas não devemos tratar isso como uma terra arrasada, pois precisamos trabalhar juntos e em parcerias entre os poderes e a sociedade para que tenhamos sucesso no combate e conscientização sobre o uso de entorpecentes”, finaliza.

O prefeito Altair Copatti, que participou da atividade, esteve acompanhado das Secretárias de Saúde, Gislaine Mella, e Educação, Tânia Georgi, e da primeira-dama, Rosângela Copatti, falou sobre o trabalho importante que o Conselho desempenha quando o assunto é drogas. Copatti destacou que o empenho do Poder Público é em realizar parcerias com a sociedade, trabalhando transversalmente entre as Secretarias e órgãos, conselhos e sociedade em geral.

O evento que iniciou nesta sexta-feira, se estende até no sábado, dia 01. Neste sábado, a palestra inicia as 8h30min, e abordará o tema: “A comunidade e as drogas: Aspectos Legais da prevenção do uso de drogas e seus impactos no comportamento humano, estratégias para a prevenção e resgate de vidas”, ministrada pela Juíza de Direito, Eliane Lopes, Valdemar Neto, Médico Neurologista e o Promotor de Justiça, Ricardo Souza, o evento ocorre no Centro Social Evangélico, o foco é em toda a população.

Durante a tarde de sábado, deve ocorrer a partir das 15 horas, uma mateada em Valorização da Vida, o evento será realizado na Praça da Matriz, toda a comunidade é convidada à participar com os filhos.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação