Destinação de resíduos sólidos é pauta de reunião do Executivo

Empresa apresentou métodos eficientes no descarte e processamento de lixo doméstico


O prefeito Copatti, recebeu no final da manhã desta terça-feira, dia 24, o engenheiro Fernando Luiz Bortoli, da empresa Battiston Engenharia, que apresentou ao Executivo métodos inovadores e eficientes no descarte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares. Participaram da reunião ainda, a vice-prefeita, Eliane, o secretário de Administração, João Carlos, a secretária de Educação, Tânia Georgi e o chefe de Gabinete, Jones Moreira.

Fernando explicou que o projeto desenvolvido pela empresa Battiston, consiste na carbonização dos resíduos sólidos urbanos e igualmente a possibilidade de geração de energia através do carvão produzido. “Os resíduos são carbonizados em câmaras especiais, e se transformam em carvão que pode ser vendido e utilizado para geração de energia, queima em caldeiras de empresas e demais atividades que necessitem de calor proveniente da queima de madeira, na qual o carvão a substitui”, explica. Fernando ainda destacou que o montante de resíduos se reduz a 30% de carvão.

O prefeito Copatti falou sobre a importância que se deve dar ao assunto dos resíduos sólidos e que o problema não são os materiais recicláveis, esses podem ser manuseados, o que mais gera preocupação é o excedente que vai para aterros. Copatti ainda agradeceu o interesse da empresa em apresentar essa alternativa quando o assunto é lixo domiciliar, e disse que a Administração está pensando em possibilidades para melhorar a gestão de resíduos no município.

Uma das ações a ser realizada é a conscientização da população, a Secretaria de Educação deve trabalhar nas escolas a importância da coleta seletiva e como cada um pode ajudar, fazendo assim com que os alunos sejam transmissores dessas ideias as famílias, formando assim uma corrente em prol das melhorias.