CORSAN SE REÚNE COM EXECUTIVO

Reunião tratou sobre problema de desenvolvimento sanitário


Nesta semana, o prefeito municipal, Olívio José Casali se reuniu com o prefeito municipal de Horizontina, Nildo Hickmann, e com o gerente da Corsan de Três de Maio, Miguel Lugoch. Estiveram presentes o secretário municipal do Meio Ambiente de Horizontina, Lucas Simon, e o secretário municipal de Habitação e Urbanismo de Três de Maio, Márcio Lena. 
O objetivo da reunião foi pautada na discussão de um memorando para entregar às mãos da presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul (FEPAM) e secretária estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado, Ana Pellini. A reunião está agendada para hoje, às 16h, em Porto Alegre. 
Segundo o secretário Marcio Lena, a reunião será de grande valia para discutir a situação das prefeituras em relação ao problema do desenvolvimento sanitário nos municípios de Três de Maio e Horizontina. “Ocorre que a Corsan tem exclusividade no fornecimento de água e esgotamento sanitário, com contrato de concessão renovado em 2012 no município de Três de Maio. Dessa forma, compete a ela a responsabilidade e adoção de medidas para as questões de saneamento básico e esgotamento sanitário”, destaca.
Márcio salienta que existem vários projetos de habitação em Três de Maio, como o loteamento Santa Maria, que vem enfrentando problemas em relação às fossas sépticas, em decorrência das fortes chuvas que ocorreram em 2015, que contribuíram para o enchimento rápido, causando transtornos aos munícipes.
Na reunião, foi enfatizado que a Corsan já foi notificada pela prefeitura, para resolver o problema, e a resposta obtida foi de que não há recursos viáveis para solução em curto prazo. 
Conforme o diretor de operações da Corsan, engenheiro Eduardo Barbosa Carvalho, existem três estações de esgoto na região (Santa Rosa, Santo Ângelo e Ijuí) que estão sendo trabalhadas para o licenciamento de recebimento de cargas e a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2016.
Após a reunião, ficou acordado que a comitiva irá se reunir em próximas tratativas no Estado, com o apoio da secretária Ana Pellini, com a expectativa de que se chegue a uma solução emergencial para o tratamento dessas demandas.
O prefeito Casali ressaltou que estará sugerindo à secretária Ana Pellini, a ampliação das ETs da região para suprir a demanda em caráter emergencial dos municípios de Três de Maio e Horizontina.