PREFEITURA E CÂMARA DE TRÊS DE MAIO RECEBEM PRÊMIO DE TRANSPARÊNCIA DO TCE

Entrega oficial do Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet ocorreu dia 20


Nos dias 20 e 21, o prefeito municipal, Olívio José Casali, acompanhado do chefe de gabinete Leandro Maehler (Pato Roberto), do presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Cleiton Felipe dos Santos e do presidente da Câmara de Vereadores de Alegria, Lucas Daniel Souza, realizou diversas audiências em Porto Alegre.
Na terça-feira, 20, o prefeito Casali e o presidente Cleiton, participaram da cerimônia de entrega do Prêmio de Boas Práticas na Internet, realizada pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. A premiação conferiu um diploma de menção honrosa e um selo digital do TCE-RS, para 76 gestores do Poder Executivo e 60 do Poder Legislativo, que adotaram iniciativas para ampliar a divulgação de informações à sociedade, sendo que o Município de Três de Maio foi agraciado em ambas as categorias.
Na solenidade, o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, destacou que o objetivo desta iniciativa é estimular os gestores a cumprir as exigências ligadas à transparência e a aperfeiçoar os seus processos de comunicação com a sociedade, além de assegurar ao cidadão a possibilidade de participação ativa no controle da administração pública.
A premiação é resultado da avaliação da transparência realizada nos sites dos Executivos e Legislativos gaúchos, através de 88 itens de controle, constantes em 22 critérios, por meio dos quais é verificado o atendimento, pelos entes públicos, dos preceitos da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados foram coletados entre os dias 01 de julho e 14 de agosto de 2015.
Para o prefeito municipal de Três de Maio e presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, Olívio José Casali, receber esta distinção é muito importante, pois a mesma demonstra a gestão transparente e eficaz que está sendo realizada no Município. “É obrigação da Administração Municipal disponibilizar o acesso às informações públicas, por este motivo Três de Maio pode se orgulhar, pois ambos os poderes Executivo e Legislativo foram premiados”, ressalta.
O presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos, enfatiza que é uma alegria muito grande poder receber de Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, pois dentre as 497 Câmaras de Vereadores do Estado, somente 60 receberam este prêmio e a Câmara de Três de Maio está entre as premiadas. “A Câmara de Vereadores está de parabéns, agradeço a todos os funcionários, servidores e vereadores, por terem colaborado para nós podermos conquistar este prêmio”, destaca.
 
Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, onde o Executivo Municipal solicitou interferência de apoio junto a CORSAN, visando ser recebidos pelo presidente Flávio Presser, para tratar de reivindicações referente ao Parque Empresarial II e substituição de tubulações em diversas ruas do centro da cidade, visando dar sequência a implantação de recapeamento e capeamento asfáltico.
Na CORSAN, o prefeito Casali foi recebido pelo presidente Flávio Ferreira Presser, e pelo diretor Marcus Vinicius, onde na oportunidade, o mesmo solicitou a agilização dos serviços na infraestrutura do Parque Empresarial II e das ruas Padre Cacique (trecho entre a travessa da bandeira e av. Avaí); Horizontina (trecho entre av. Senador Alberto Pasqualini e rua Consolata); av. Avaí (trecho rua Padre Cacique até a av. Uruguai), e a substituição da tubulação da rua Buricá (trecho entre a rua Rio Grande e a rua Sorocaba).