CASALI PARTICIPA DE CICLO DE DEBATES DA FAMURS

Evento faz parte do “Projeto RS 2030 – O Nosso Futuro em Debate”


Na última semana, o prefeito municipal de Três de Maio e presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Olívio José Casali, esteve participando do primeiro ciclo de debates sobre as perspectivas do Rio Grande do Sul para 2030, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Ijuí.
O encontro regional teve a presença de presidentes das associações, prefeitos e vices, representantes dos COREDES, universidades e faculdades e das associações e entidades representativas, que atuam na Região Noroeste do Estado.
Este foi o 1º Ciclo de Perspectivas Regionais do “Projeto RS 2030 – O Nosso Futuro em Debate” da FAMURS, que visa debater sobre desenvolvimento, infraestrutura, cidadania e gestão pública, buscando ideias que possam levar o Estado e os municípios gaúchos ao crescimento e à qualidade de vida. 
Em uso da palavra, o prefeito Casali destacou alguns eixos essenciais para o desenvolvimento e crescimento da Região Noroeste, entre eles, a criação de barragens sobre o rio Uruguai, hidrelétricas, aeroporto regional, região metropolitana e pontes internacionais. 
Na oportunidade, Casali ainda abordou o tema da cadeia produtiva do leite na mesorregião, que abrange 77 municípios, com uma população aproximada de 800 mil pessoas, tendo em torno de 200 mil produtores de leite. “Através do Programa Municipal do Leite Sustentável conquistamos um crescimento de 153% na produção leiteira da região, sendo que a produção do país, cresceu apenas 50%. Somos a maior região produtora de leite, na qual os quatro COREDES somam 3.800 milhões de litros de leite por dia”, ressalta.