Notícias
CIDADANIA E TRIBUTOS EM DEBATE NO 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL EM GIRUÁ
Evento debateu a importância da conscientização fiscal nas escolas e o papel social dos tributos
- Publicado em 01/08/2025 às 21:42
- Imprimir
Na terça-feira, 29 de julho, representantes do Governo Municipal de Três de Maio participaram do 1º Seminário de Educação Fiscal de Giruá. Promovido pelas Secretarias de Educação e Cultura e de Gestão Financeira e Suprimentos de Giruá, o seminário teve como tema central: “Construindo um futuro consciente”.
O evento contou com a presença de servidores da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e da Secretaria Municipal de Educação, que acompanharam as palestras e as experiências apresentadas ao longo da programação.
Entre os temas abordados, estiveram em destaque a importância da educação fiscal nas escolas, a função social dos tributos e o papel do cidadão como contribuinte responsável, observando se empresas e comércios estão emitindo notas fiscais corretamente, o que influencia diretamente no orçamento público e na execução de políticas sociais.
Os palestrantes convidados foram:
- Giane Maria Zago, analista tributária da Receita Estadual, que abordou a educação fiscal nas escolas e a importância de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres fiscais;
- Paulo Roberto Sanches, da empresa Buscar Assessoria, que trouxe reflexões sobre a função social dos tributos e o tema: “É justo pagar imposto?”;
- Décio Rauber, auditor fiscal da Receita Estadual, que falou sobre o Programa de Integração Tributária (PIT-AFRE) entre o Estado e os municípios;
- Germano Schneider, também auditor fiscal da Receita Estadual, que explicou os benefícios do programa Nota Fiscal Gaúcha e anunciou as mudanças previstas para os produtores rurais, que passarão a emitir notas fiscais eletrônicas, substituindo os blocos de papel.
Durante o seminário, também foram apresentadas experiências de Educação Fiscal desenvolvidas em três escolas de Giruá, destacando o envolvimento da comunidade escolar com o tema.
A participação dos servidores de Três de Maio também foi uma oportunidade para fortalecer o diálogo com representantes da Receita Estadual e iniciar os preparativos para o Seminário de Educação Fiscal que será sediado em Três de Maio em 2026.