Notícias
NUTRIFONT INICIARÁ CONSTRUÇÃO DA NOVA FÁBRICA EM BREVE
Joint venture entre BRF e Carbery vai produzir derivados do soro do leite
- Publicado em 22/01/2014 às 15:29
- Imprimir
Na manhã de quarta-feira, 22 de janeiro, o engenheiro civil da BRF, Marcio Augusto Brito e o gerente Corporativo de Engenharia de Lácteos da BRF, Jefferson Angelo Thomaz estiveram reunidos com a prefeita em exercício, Eliane Terezinha Zucatto Fischer, para encaminhar o protocolo do projeto da construção da planta da Nutrifont, junto ao complexo da BRF em Três de Maio.
O investimento de cerca de R$ 120 milhões compreende a instalação de uma unidade de 4.800 m², com vários níveis e uma torre com cerca de 30 metros de altura. Ali serão produzidos derivados do soro do leite. "A fábrica vai tratar e secar o soro, produzindo a proteína concentrada do soro", explica Jefferson Thomaz. O produto é utilizado, principalmente, por fabricantes de alimentos infantis e de suplementos alimentares para atletas.
A fabricação do soro do leite pela Nutrifont, uma joint venture entre BRF e a empresa irlandesa Carbery, será a pioneira no processamento do soro do leite com esta tecnologia na América Latina. A construção da fábrica deve iniciar em breve, com previsão de iniciar a fase de testes dos equipamentos já no final deste ano. Devem ser gerados em torno de 70 empregos diretos. "A BRF vai construir o prédio e fornecer a matéria-prima e as utilidades. A produção será gerenciada pela empresa irlandesa Carbery, que detém a tecnologia", informa Thomaz.
Para tanto, o irlandês Gary Linch vai gerenciar a fábrica até que ela alcance a capacidade máxima de produção. O gerente já está residindo em Três de Maio e, em alguns meses, terá a companhia da sua família, que virá da Irlanda para residir na cidade. Além dele, mais dois irlandeses devem vir morar no município, para atuar na área de supervisão de qualidade e de produção.
Segundo a vice-prefeita Eliane, é uma grande satisfação ao Município receber os representantes da Carbery, como também da BRF. "Depois da instalação da BRF em Três de Maio, é notável o crescimento do município, ainda mais agora com a instalação da nova fábrica. O Executivo está à disposição do que a empresa precisar e considera importante esta aproximação para ambos alcançarem os melhores resultados", avalia.
Além da primeira planta do complexo da BRF, a qual já está produzindo leite em pó e processando 600 mil litros diariamente, a segunda planta, responsável pela produção de queijo mussarela, requeijão e derivados, iniciou a fase de testes dos equipamentos há cerca de 20 dias. Esta unidade será responsável por processar 800 mil litros/leite/dia.
Também esteve presente no encontro o secretário de Governo, Leandro Maehler (Pato Roberto); o secretário de Planejamento, Leonardo Casali; o secretário de Indústria e Comércio, Dilson Mireski; o secretário de Educação, Ernani Rehn; e o presidente da Câmara de Vereadores, Mauri Mella.