DIVERSAS AUTORIDADES PARTICIPAM DE FÓRUM ESTADUAL DO LEITE

Evento integrou a programação da XIV Expofeira do Agronegócio


Fazendo parte da programação da XIV Expofeira do Agronegócio, ocorreu, na tarde de 30 de abril, o Fórum Estadual do Leite. O evento debateu a qualidade do produto, políticas públicas, produção em escala e as perspectivas para o setor e contou com a presença de diversas autoridades.
Dando início ao Fórum, o presidente da XIV Expofeira, Luiz Fernando Cereser, comentou que o leite é essencial para a nossa região, pois mantém a família no interior consequentemente produzindo e gerando renda para os mesmos.
O prefeito municipal, Olívio José Casali, ressaltou que de 497 municípios no Rio Grande do Sul, Três de Maio foi escolhida para sediar o Fórum Estadual do Leite. “Nossa produção diária ultrapassa a marca dos 3,8 milhões de litros, fazemos parte da região que mais produz leite no Brasil. O RS fica atrás somente de Minas Gerais em questão de produção, e se depender de nós, seremos o Estado com a maior produção de leite do Brasil”, enfatiza. 
O primeiro palestrante da tarde, Ernesto Ênio Budke Krug, presidente da Associação Gaúcha de Laticínios e Latinistas (AGL); presidente da Cooperativa dos Profissionais Liberais do Brasil (COOPLIB), professor da Escola Superior de Cooperativismo (ESCOOP), ex-diretor da CCGL, AVIPAL, FECOAGRO/RS e professor titular da UPF; consultor de empresas e cooperativas; explanou a situação e perspectiva mundial e brasileira do leite.
O segundo palestrante, Dr. Jorge Luiz Machado Rodrigues, advogado, diretor financeiro da Farsul, membro do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS), produtor rural de Santo Augusto, sócio proprietário da Cabanha Rotilli Rodrigues; explanou a qualidade do leite e produção em escala.
Para encerrar as atividades, o último palestrante da tarde, o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, explanou sobre as políticas públicas para o setor lácteo e sobre o programa de manejo do solo, que será lançado ainda este ano com a supervisão da Secretaria de Agricultura e Pecuária em parceria com a Emater. 
Estiveram presentes no evento o presidente da câmara de vereadores, Cleiton Felipe dos Santos; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz; o presidente da ACI, Cristiano Rambo; o vice-presidente da Funcap, Nírio Metzka; o vice-presidente da XIV Expofeira, Sandro Ergang; o diretor geral da SETREM, Flávio Magedanz; o presidente do Sindicato Rural, Antônio Carlos Cassol; o chefe de escritório da Emater, Leonardo Rustick; o presidente do Corede Fronteira Noroeste, Pedro Luiz Büttenbender; o presidente do Corede Missões, José Claudio Reis; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedrinho Signori; o presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, e comunidade em geral.