CURSO DE PROCESSAMENTO DE PEIXES É REALIZADO NO MUNICÍPIO

Atividade ocorreu em uma parceria do Sindicato Rural e do Senar


Em uma parceria do Sindicato Rural e do Senar, ocorreu em Três de Maio o curso de Processamento de Peixes. O mesmo foi realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Pesque e Pague Lambari, na propriedade de Luciano Jahn.
As aulas contaram com a participação de dez pessoas e foram ministradas pelo instrutor do Senar, Miguel Stahl, zootecnista e proprietário de um restaurante especializado em pratos com peixe, localizado em Panambi.
Conforme Miguel, o curso busca estimular o consumo de pescado para o produtor e comunidade, além de ensinar o manuseio de peixes, desde o abate até a preparação. "O peixe é uma carne rica em nutrientes e proteínas, por isso, deveria ser consumido pelo menos duas vezes por semana", destaca.
Ao todo foram utilizados 15 kg de pescado, entre carpa e tilápia, oriundos do Pesque e Pague Lambari. Dentre os principais pratos produzidos à base de peixe, se destacam a pizza, o pastel, a almôndega, a moqueca, a lasanha, o escondidinho com mandioca, o ensopado, o pirão, o patê, o filé grelhado, o peixe assado, o peixe recheado e o frito tradicional.
Para encerrar o curso de Processamento de Peixes, foi realizado um almoço no Pesque e Pague Lambari, que contou com a presença da prefeita em exercício, Eliane Fischer; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz e da coordenadora de Comunicação e Marketing, Ramone Pacheco. Na oportunidade, a comitiva da Prefeitura Municipal e os participantes puderam degustar dos pratos produzidos durante o curso. Durante à tarde, o presidente do Sindicato Rural, Antônio Carlos Cassol, participou do encerramento das atividades.