DIA DE CAMPO REÚNE MAIS DE 600 PESSOAS

Evento integrou a programação da 3ª Expoterneira


Na manhã do dia 22 de maio, ocorreu no CTG Tropeiros do Buricá, o Dia de Campo da Agricultura Familiar, integrando a programação da 3ª Expoterneira. A atividade foi promovida pela Emater, Funcap, Embrapa, Secretaria Municipal de Agricultura, Cotrimaio e Setrem e contou com a participação de mais de 600 pessoas, de 16 municípios.
Dentre as autoridades presentes no evento, estavam o prefeito municipal, Olívio José Casali; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Mauri Mella; o presidente da 3ª Expoterneira, Kurt Grenzel, a patroa do CTG, Alessandra Reinehr; o presidente da Funcap, Marcelino Colla; o presidente do Sicredi Noroeste, Glei Amaro Linhares; o diretor-geral da Setrem, Flávio Magedanz; o presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Signori. Os secretários de Gabinete, Leandro Maehler; Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz; e da Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, também estiveram presentes.
O Dia de Campo abordou sete estações: Forrageiras de Verão (Engenheiro Agronômo, Onairo Sanches); Forrageiras de Inverno (Engenheiro Agrônomo, Sérgio Bender); Manejo da Fertilidade do Solo da Produção de Cereais com Duplo Propósito (Engenheiro Agrônomo, Giovani Fae); Criação da Terneira (Médica Veterinária, Raquel Soletti); Requisitos para Qualidade do Leite (Médicos Veterinários, Felipe Biger e Domênico Weber Chagas); Produção de Alimentos para Autoconsumo (Engenheiro Agrônomo, Claudinei Schimidt); Saneamento Ambiental e Embelezamento de Arredores (Técnico Agrícola, Gílson Grando e a extensionista Sueli Kipper).
Durante o evento, foi disponibilizado um espaço de entretenimento para as crianças desenharem e esboçarem seus anseios em relação à vida no campo. No final das atividades, as crianças apresentaram seus trabalhos para a plateia que os aplaudiu efusivamente.
Após as explanações, foram entregues algumas mudas de plantas aos associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ao final do evento, todos os produtores receberam mudas de gramas tipo "jiggs' para plantio em suas propriedades.
O prefeito Casali encerrou a atividade, destacando a importância das diferentes alternativas apresentadas, focadas na qualidade de vida e na otimização do trabalho realizado nas propriedades rurais e agradeceu a presença de todos.
Na sequência, os presentes se encaminharam para almoço no Restaurante Central do Parque de Exposições Germano Dockhorn.