Dia de Campo Estadual orienta Manejo e Conservação do Solo e Água em TM

Evento ocorreu na última sexta-feira na Propriedade de Félix Sartor em Quarainzinho


Três de Maio foi sede na última sexta-feira, dia 08, de um Dia de Campo Estadual que abordou o Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água nas propriedades rurais, a propriedade que sediou o evento foi em Quarainzinho, interior de Três de Maio e pertence ao agricultor Félix Sartor.

A propriedade de aproximadamente 100 hectares, foi escolhida como propriedade modelo no Rio Grande do Sul e recebeu o primeiro lugar no 1º Concurso para Agricultores, Técnicos e Jornalistas em Conservação do Solo e da Água, realizado pelo Governo Estadual dentro do Programa Conservar para Produzir Melhor.

Durante toda a manhã, mais de 700 pessoas de todo o Estado visitaram as estações na propriedade onde os agricultores receberam orientações sobre plantio sustentável, uso correto de agroquímicos, manejo adequado do solo, retenção de água e demais instruções para uma agricultura conservacionista.

Segundo o prefeito Altair Copatti, receber um evento estadual em uma propriedade tresmaiense mostra o quanto nosso município está empenhado em uma plantio sustentável e moderno, preocupado com produtividade e também com a conservação do ambiente, consequentemente preservação das águas e das estradas rurais. De acordo com o Prefeito, a propriedade recebeu as máquinas da prefeitura para realização do projeto que premiou o Sr. Félix e sua propriedade e destacou que o município incentiva projetos como este, pensando no bem comum.

O Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, destacou a importância do programa afirmando que foi desenvolvido para ser uma iniciativa de Estado, que atravesse governos e possa se perpetuar com o intuito de transmitir a cultura conservacionista visando o manejo adequado do solo e da água, segundo o Secretário, o dia de campo foi fruto da parceria do poder público com entidades e universidades.

Durante Almoço vencedores receberam as premiações

Ao meio-dia, foi servido um almoço no CTG Tropeiros do Buricá, a solenidade, que fez parte da programação da 3ª Conferência Estadual de Conservação do Solo e da Água premiou os oito primeiros colocados regionais e também os vencedores estaduais, bem como jornalistas com matérias sobre o assunto.

Produtores vencedores:

1º colocado – Félix Adolfo Sartor – Quarainzinho – Três de Maio

2º colocado– Claudemir Fontana e família – Comunidade Santa Catarina - Sertão

3º colocado – Vanderlei Neu – Linha Carolina – Quinze de Novembro

Jornalistas vencedores

Categoria Mídia Eletrônica – Joana Colussi (Gaúcha ZH/Campo e Lavoura)

Categoria Mídia Impressa – Edemar Etges (Folha do Mate)

Categoria Televisão – Bruna Essig (Canal Rural)

Prêmio Destaque Conservacionista e Colaborador ao Programa Estadual

Humberto Falcão e Fernanda Falcão

 

Texto: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação

Fotos: Gregory Bonfanti

Fale Conosco: ascomtm@gmail.com / (55) 3535-3239 / (55) 98129-4324