EXECUTIVO PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Agricultores apresentaram demandas a partir de programa executado pela Emater/RS-Ascar


O prefeito municipal, Olívio José Casali, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, participaram do Seminário de Avaliação do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, promovido pela Emater/RS-Ascar, na manhã de quarta-feira, 23, no CTG Tropeiros do Buricá. Na oportunidade, 300 famílias beneficiadas pelo programa apresentaram as demandas levantadas no primeiro ano de execução da Chamada Pública da Sustentabilidade, nº 10/2012, no lote 44.

Na etapa de diagnóstico comunitário, as famílias levantaram demandas coletivas, apresentadas às autoridades municipais durante o Seminário. Entre as necessidades de melhorias indicadas pelas comunidades rurais, estão a colocação de saibro nos pátios e arredores das instalações; melhorias nos acessos às propriedades; capacitações e treinamentos técnicos para qualificar as atividades realizadas nas propriedades; cuidados ambientais; melhoria na assistência à saúde no interior e no transporte escolar.

Diante destas demandas, o prefeito Casali disse que tudo será analisado em conjunto com a Emater de Três de Maio e explicou que o município tem buscado recursos para melhorar a vida dos agricultores, porém há dificuldades na liberação de recursos, tanto de ordem estadual quanto federal. O prefeito também apresentou uma proposta do Programa Três de Maio Sustentável, um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com a Emater/RS-Ascar, que visa o financiamento de máquinas para a agricultura familiar, o que vai ao encontro das demandas apresentadas pelas famílias.

Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Amauri da Silva Coracini, a execução do Programa permite pensar para além da produção e produtividade agrícola. "Passamos a colocar as pessoas e as famílias como foco da atenção. E para o desenvolvimento rural, se faz necessária a organização comunitária, que passa a se consolidar, representada no Seminário por meio de 15 comunidades de Três de Maio", enfatizou.

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Três de Maio, Leonardo Rustick, destacou que apenas em 2013, primeiro ano de desenvolvimento da chamada, foram realizadas 2.100 visitas individuais e 33 reuniões coletivas, entre mobilização, diagnóstico comunitário, planejamento, dias de campo e oficinas. Neste segundo ano de execução do Programa, devem ser realizadas outras ações coletivas, como participação em Dias de Campo, feiras e 20 oficinas de poda, além de 900 visitas individuais (aproximadamente 6h por família).

A Chamada Pública nº 10/2012, no lote 44, proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executada pela Emater/RS-Ascar, oferece serviço gratuito e intensivo a 4.900 famílias em 26 municípios das regiões de Santa Rosa e Ijuí. Nesta mesma situação estão as 300 famílias três-maienses que serão acompanhadas e orientadas intensivamente, ao longo de três anos, para implementar melhorias em suas propriedades e na qualidade de vida, inseridas em um contexto de desenvolvimento rural sustentável, por meio de ações individuais e comunitárias.