CONSTRUÇÃO DE AÇUDES ABRE NOVOS CAMINHOS AOS PRODUTORES

Principal benefício é a irrigação, que possibilita mais produtividade e rentabilidade


Na sexta-feira, 14 de março, o prefeito Olívio José Casali visitou duas propriedades rurais de Três de Maio contempladas com o programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Rio Grande do Sul. Em cada uma delas foram feitos açudes para irrigação. Acompanhando o prefeito estavam o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, e o engenheiro agrônomo da Emater-RS/Ascar de Três de Maio, Fábio Karlec.

Na localidade de Quaraim, na propriedade de Agostinho Rochineski, um açude barrado está sendo construído. Segundo o produtor, quando finalizado, o açude servirá para irrigação da lavoura e do pasto para os animais, além de ser utilizado para a criação de peixes. "Este açude nos trará novas possibilidades e vai solucionar um dos nossos principais problemas: a falta de água", disse Rochineski.

Em seguida, a propriedade de Luciano e Neiva Kersten, em Lajeado Caneleira, recebeu a visita do prefeito. Lá está concluído um açude escavado, de aproximadamente 0,2 hectares e que poderá irrigar até 3 ha da propriedade, que possui ao todo 27 ha. Kersten possui atualmente 42 cabeças de gado, sendo 17 em lactação e que produzem, em média, 225 litros/dia. "O açude vai ajudar na irrigação da pastagem para estes animais, que terão mais alimento na propriedade e precisarão de ração, o que também diminuirá custos ao produtor" explica Fábio Karlec.

Neste sentido, o prefeito Casali se mostrou contente com estas novas possibilidades aos produtores. "É visível que, com a construção destes açudes, os produtores melhoram a produtividade e aumentam sua rentabilidade", disse ele. Ao todo, seis açudes foram solicitados e executados em Três de Maio, em uma parceira da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Emater-RS/Ascar.