SUPERINTENDENTE VISITA UNIDADES DO PRÓ-LEITE NOROESTE

Tarcísio Hübner visitou propriedades em Três de Maio, Independência e Boa Vista do Buricá e garantiu recursos para continuidade do Programa


Na terça-feira, 11 de março, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner, esteve visitando três propriedades demonstrativas do Programa Pró-Leite Noroeste: do produtor Valdir Justen, em Boa Vista do Buricá; do produtor Jair Perkoski, em Três de Maio, e, em Independência, do produtor Eduir Hernandes.

Pela manhã, na localidade de Bom Princípio, Boa Vista do Buricá, o prefeito Olívio José Casali e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, juntamente com as comitivas dos demais municípios, da Fundação Banco do Brasil, Emater e Funcap, acompanharam a apresentação da unidade de Valdir Justen. Em dezembro de 2013 a propriedade atingiu a produção de 12.857 litros/mês, com 23 vacas em lactação, um aumento de 112% em relação a janeiro de 2012, data de início do projeto.

Durante a tarde, as autoridades visitaram as propriedades de Jair Perkoski, em Quaraim, Três de Maio, e de Eduir Hernandes, em Lajeado Bonito, Independência. Perkoski produziu em dezembro de 2013, também com 23 vacas em lactação, 9.286 litros/mês, aumento de 160% em relação a janeiro de 2012. "É possível perceber, em todas as propriedades, tanto demonstrativas quanto assistidas, o aumento na produção de leite. Tudo isso é fruto de investimento, planejamento e organização. Com certeza, essas propriedades têm mais para produzir, desde que recebem as orientações técnicas adequadas", destacou o coordenador do Pró-Leite Nororeste e representante da Funcap, Onairo Sanches.

No fim da tarde, no salão da AABB de Três de Maio, as autoridades e demais envolvidos no programa Pró-Leite Noreste, inclusive as famílias das propriedades demonstrativas, acompanharam a apresentação dos resultados da primeira fase do projeto, coordenado por Onairo Sanches e o presidente da Funcap, Marcelino Colla. No total, foram cinco municípios abrangidos: Três de Maio, Independência, Horizontina, São José do Inhacorá e Boa Vista do Buricá, totalizando 105 famílias.

Para ser desenvolvido, foram utilizados R$ 810 mil de recursos da Fundação Banco do Brasil/BNDES, R$ 10 mil de contrapartida da Funcap e contrapartida das prefeituras dos municípios atendidos. A fase dois do programa, que inclui o período de 2014 a 2015, prevê, entre algumas prioridades, aumentar o número de famílias atendidas conforme os recursos disponibilizados, possibilitar controle financeiro e econômico a elas, oferecer leite de qualidade e, principalmente, construir curvas de crescimento e qualidade das forragens da região, como informou Sanches.

Após a apresentação, o superintendente Tarcísio Hübner se disse impressionado com os resultados obtidos e garantiu novos recursos para a continuidade do Programa Pró-Leite Noroeste. Segundo o prefeito Casali, Três de Maio, assim como os demais municípios, ficam contentes com a atenção dada pela Fundação Banco do Brasil, uma ação que vem ao encontro do Programa Municipal do Leite Sustentável e que prevê suprir uma demanda que só tende aumentar, no caso, da BRF, instalada no Distrito Industrial III de Três de Maio.