EMATER REALIZA FESTIVAL DE PRATOS DE LEITE NA 4ª EXPOTERNEIRA

11 agricultoras participaram do concurso, que visou incentivar o consumo de leite nas famílias


No sábado à tarde, 28 de maio, fazendo parte da programação da 4ª Expoterneira, foi realizado o 2º Festival de Pratos de Leite e Derivados, organizado pelo Escritório Municipal da Emater, com a participação de 11 agricultoras.
O evento evidenciou o produto principal motivo da feira, o leite, já que Três de Maio é considerada a “Cidade Industrial do Leite”. Entre os objetivos do festival estão incentivar o consumo de leite nas famílias, estimular a criatividade utilizando o leite de forma saudável na elaboração de receitas cotidianas, resgatar o uso de leite em receitas tradicionais que fazem parte da cultura e identidade alimentar das famílias, ampliar conhecimento do valor nutritivo do leite e valorizar o alimento – leite – que está presente quase em todas as propriedades rurais do Município.
A solenidade contou com a presença do prefeito municipal Olívio José Casali; da primeira dama Elisabeth Caraffa; do presidente da 4ª Expoterneira Clóvis Eduardo Tomasi; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz José Lena; da supervisora da Emater Ascar, Ancila Altmann; do chefe do escritório municipal da Emater, Leonardo Rafael Rustick; de representantes do Sicredi, Funcap e demais entidades; autoridades e lideranças locais e regionais.
O chefe da Emater Leonardo falou da gratidão pela parceria com o Executivo Municipal e a participação deste em todos os eventos que a Emater realizou na Expoterneira. Também agradeceu a participação das agricultoras e ressaltou que a Expoterneira é uma feira de confraternização e voltada ao conhecimento e capacitação técnica. 
A supervisora Ancila parabenizou as agricultoras que aceitaram o desafio de produzir seus pratos utilizando um produto que está disponível na propriedade. “Três de Maio é um ícone na industrialização do leite, colocando o produto, inclusive, no mercado internacional, indo muito além das nossas fronteiras. Através do festival, também incentivamos para que cada vez mais, o leite esteja na mesa das nossas famílias”, ressaltou.
O presidente da 4ª Expoterneira, Clóvis Tomasi, reconheceu o trabalho da Emater voltado à orientação dos produtores, mas especialmente, às famílias dos agricultores familiares. “Precisamos fazer um agradecimento, em nome da 4ª Expoterneira, a essa entidade (Emater), a nossa satisfação pela parceria. A Emater entendeu que o nosso foco é a produção leiteira do Município e região, porque queremos uma feira educativa e instrutiva para o nosso produtor, e conseguimos este objetivo”, afirmou. 
Em seu pronunciamento, o prefeito Casali citou que o Brasil consome apenas 160 litros de leite ao ano, enquanto alguns países chegam a quase 300 litros. “Precisamos aumentar o consumo de leite, e para isso, temos a 4ª Expoterneira e a Emater, que desenvolvem um trabalho que visa melhorar a tecnologia, e principalmente, aumentar o entusiasmo na produção, na qualidade e na produtividade do setor lácteo, e da grande cadeia produtiva do leite em Três de Maio e região”, declarou.
Ao final da solenidade, a Emater concedeu certificado de participação às agricultoras, que também receberam um kit de chimarrão e faqueiro patrocinado pela Sicredi e troféu patrocinado pela 4ª Expoterneira. A Emater salienta que o festival não foi competitivo, mas sim, teve objetivo de valorizar todas as participantes.
 
Acompanhe as participantes e os pratos produzidos:
 
Maria Sueli Grohs - Queijo
Vera Lucia Salvador Naressi - Biscoito de Leite Condensado
Zelia Rossi Naressi - Cassata de Bombom
Marcia Dallavechia - Torta de Bolacha
Ireni Schweig - Sobremesa com Iogurte e Frutas
Beatriz Rejane R. Gresele - Pudim Gelado “dos Quatro Leite”
Ana Maria Salvador Signori - Cri-Cri de Leite Condensado
Marise Milbrath - Lasanha de Brócolis
Carla Wagentantz - Pudim de Leite
Isabel Margarida de Morais - Quesco
Aida Lilian Maciel - Toalha Molhada