TRÊS DE MAIO COMEMORA 59 ANOS NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Município foi criado em 28 de fevereiro de 1955


Em exatamente uma semana, no último dia do mês de fevereiro, dia 28, Três de Maio comemora 59 anos de emancipação político-administrativa. Neste ano, porém, o aniversário do Município vai transcorrer sem festa, pois a situação econômica não permite gastos excepcionais, lembrou o prefeito Olívio José Casali, que está em férias no litoral catarinense.

A instalação do Município de Três de Maio aconteceu no dia 28 de fevereiro de 1955, tendo sido criado pela Lei n° 2.526/54. Atualmente, são poucos os emancipacionistas que ainda estão vivos. Recentemente, faleceu aos 91 anos de idade o ex-prefeito Walter Ullmann, um dos líderes do movimento emancipacionista, que também foi o primeiro prefeito de Três de Maio, feito que repetiu no período de 1968 a 1972. Três de Maio era primeiro distrito de Santa Rosa, desde 1931, quando se chamava Vila Buricá.

No ano que vem, Três de Maio completa 60 anos de vida autônoma, quando a passagem das seis décadas de emancipação deve merecer uma atenção especial da administração municipal e das entidades locais. Será, ainda, uma oportunidade em que os emancipacionistas ainda vivos devem receber uma homenagem especial.