Notícias
TRÊS DE MAIO ADERE AO MOVIMENTO DO BOLO E PARALISA ATIVIDADES NA SEXTA
O movimento está acontecendo em todo o país em favor dos municípios
- Publicado em 23/09/2015 às 18:02
- Imprimir
A forte crise financeira que vem afetando a União, Estados e principalmente os Municípios não é novidade e em virtude da atual conjuntura do Pacto Federativo as prefeituras gaúchas estarão protestando na sexta-feira, dia 25 de setembro.
Apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo.
Em virtude disso o Movimento do Bolo, alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, deverá chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras. Em forma de protesto as prefeituras irão paralisar o atendimento.
O decreto 057/2015, de 23 de setembro de 2015, confirma a adesão do Poder Executivo ao Movimento do Bolo, tendo os servidores ponto facultativo. Conforme o procurador-geral do município, Jorge Wächter, o município de Três de Maio, estará aderindo ao movimento e, na sexta-feira, acontecerá um ato simbólico em frente à prefeitura municipal, a partir das 7h30min.
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) ressalta que o movimento não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo, necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário.
Outros treze estados também já realizaram as paralisações, sendo Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Bahia, Pará, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Bahia e Paraíba. Na sexta-feira, dia 25, é a vez do Rio Grande do Sul e, no dia 28, o Rio de Janeiro.