VIII Conferência de Saúde dialoga implementação do SUS

Evento foi realizado em parceria do Conselho Municipal de Saúde e do Governo Municipal


A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram no dia 21, em parceria com o Governo Municipal de Três de Maio e a Setrem a VIII Conferência Municipal de Saúde que teve por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao SUS.

Na oportunidade foram trazidas opiniões com o intuito de fortalecer e colaborar com a saúde da população do nosso município, além de contribuir para a efetivação do Sistema Único de Saúde - SUS.

A secretária municipal de Saúde de Três de Maio, Gislaine Mella, falou na abertura do evento da importância da implementação de uma saúde pública, gratuita e de qualidade. “A conferência é um momento da população e profissionais da saúde se manifestarem e apresentarem suas ideias para fomentar a ampliação dos serviços públicos de saúde em Três de Maio, apontar o que pode estar deficitário, apontar pontos positivos e mudanças que poderiam melhorar ainda mais o sistema de saúde”, destacou Gislaine. A Secretária ainda destacou o empenho de toda a equipe organizadora e agradeceu ainda a presença de todos que aceitaram o convite para participar do evento.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Airton Henn, falou sobre a situação crítica e a falta de atenção dos governos do estado e federal no financiamento da saúde. Segundo o presidente, o Ministério da Saúde está reduzindo os repasses para os municípios, e isso é preocupante, se apresenta para a população, um governo federal que reduziu orçamentos para as áreas que mais precisam e a saúde foi uma das afetadas.

A Secretaria de Estado da Saúde, esteve representada na Conferência pelo Coordenador Regional da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Valdemar Fonseca, que falou aos presentes sobre os trabalhos que vem desenvolvendo em parceria com o município e a 14ª CRS. Fonseca destacou que muito mudou ao longo dos anos no que se sabe sobre saúde pública, e registrou a importância de Conferências como um espaço de debate para que a população avalie os serviços e opine sobre o que gostaria como uma saúde ideal.

Neste ano, a Conferência Municipal de Saúde, teve como tema: “Saúde pública de Qualidade: Direitos e Deveres do Povo Brasileiro”.

O prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, que participou da Conferência, falou para os presentes sobre como o Sistema Único de Saúde é importante para a população e mesmo com os problemas que ele apresenta, o SUS se trona destaque quando comparado a sistemas de saúde de outros países. “Temos um SUS que apesar dos problemas que apresenta, ainda é muito eficiente, pois é considerado um dos melhores projetos de acesso à saúde do mundo, e através desses diálogos como esta Conferência é que ampliamos sua atuação, afinal a conquista do SUS aconteceu com muito diálogo e discussão ao longo dos anos”, destaca Copatti.

Altair Copatti finalizou apontando que uma das prioridades da gestão é promover uma saúde com mais qualidade. “Estamos avançando no atendimento para a população e hoje aqui na Conferência vamos discutir melhorias para Três de Maio para o Estado e País”.

Os participantes contaram com as palestras ministradas pelo Enfermeiro Paulo Pereira, que é funcionário do município de Três de Maio, que apresentou um regaste do Sistema Único de Saúde sob a ótica das Conferências Nacionais de Saúde. Após a Senhora Vanderli de Barros, Diretora Geral do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa apresentou aos presentes uma visão sobre como desenvolver saúde de qualidade, administrar bem recursos e melhorar os acessos para a população.

A Conferência se estendeu pela tarde onde foram discutidos em grupos os eixos temáticos que servirão de base para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde a ser desenvolvido pelo Conselho e Governo Municipal.

Texto e Fotos: Gabriel Lautenschleger / Coordenadoria de Comunicação