SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÕES PARA COMBATER HEPATITES

Testes rápidos serão intensificados nas ESFs


O dia 28 de julho é considerado o Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite, doença que vem aumentando seus índices, ano após ano. Os sintomas iniciais se caracterizam por mal-estar, cefaleia, febre baixa, falta de apetite, cansaço, fadiga, náusea e vômito, além de aversão a alguns alimentos. O aspecto amarelo na pele (icterícia), normalmente inicia-se, quando a febre desaparece, na forma aguda os sintomas vão desaparecendo paulatinamente e algumas pessoas desenvolvem a forma crônica, mantendo um processo inflamatório hepático por mais de seis meses.
Para evidenciar a Semana da Hepatite, a Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio intensificará os testes rápidos nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) para hepatite B e hepatite C, oportunizando o diagnóstico precoce e o tratamento, após controle de carga viral.
Em Três de Maio, o serviço de vigilância epidemiológica possui 103 notificações para hepatites de pacientes desde o ano de 2005, muitos deles não estão mais em Três de Maio e não necessitam de tratamento, apenas fazem seu controle de seis em seis meses. Atualmente, oito pacientes estão em tratamento para hepatite B e um para hepatite C, com o uso de antivirais.
A vacina contra a hepatite B deve ser recomendada para pessoas até 49 anos, para as populações vulneráveis e para profissionais de saúde. Essa vacina faz parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente e está disponível em todas as salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho.